O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/09/20

ADEUS, FILÉ MIAU

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:43

A pindaíba é global, minha gente. Desta vez é a Inglaterra que mostra a face feia da crise.
Nesta terça-feira a BBC divulgou um vídeo produzido por jornalistas disfarçados que, munidos de câmeras ocultas, conseguiram flagrar comerciantes vendendo carne de rato em Londres em plena luz do dia.
“Carne de rato e quantidades chocantes de outros tipos de carne ilegais e ‘potencialmente perigosas’ estão sendo vendidas à população no leste de Londres (…) Fontes do escritório de vigilância sanitária do oeste da África contaram à BBC que o mercado Ridley Road, em Dalston, tem uma ampla atividade de venda de ‘defumados’ e outras iguarias feitas de ovelhas e cabras preparadas com técnicas proibidas pelas leis europeias”, conta a matéria.
“Isso é chocante. Estou muito chocado de ver isso”, diz Paul Povey, um dos maiores especialistas em higiene e inspeção de carnes do Reino Unido que examinou o material a pedido da reportagem.
Apesar de o mercado ser conhecido, o “Hackney Council”, órgão público responsável pela vigilância sanitária no bairro, diz que não recebe reclamações de venda de carne ilegal desde 2009.
A carne de rato comercializada pelos vendedores é descrita como importada de Gana – onde, de fato, é consumida como iguaria.
Um dos açougueiros flagrados pela reportagem da BBC disse: “Não diga a ninguém senão você terá problemas”.
Mesmo confrontados, os vendedores negam o ato ilegal. O gerente da loja “Great Expectations” diz: “Eu não vendo ratos, eu nunca vendi ratos. Não tenho nenhum rato aqui. Por que veio me filmar?”.
O gerente de outra loja declara: “O que você está dizendo é mentira, 100% mentira. Eu não vendo ratos. Você está acabando com o meu negócio. Você sabe quanto custa pagar todos os impostos?”.
A reportagem conta ainda que o mercado ilegal de carnes é um problema persistente para as autoridades britânicas porque são produtos contrabandeados por meio de passageiros de terminais ferroviários e aeroportos.
Segundo uma matéria do site da “Time”, “comparada a outros tipos de carne silvestre, como gorilas e chimpanzés, a carne de rato não está ameaçada de extinção e tem sido sugerida como alternativa à caça de espécies ameaçadas”.
A “Time” ouviu Stefan Gates, um jornalista que escreve sobre comida, que disse: “A carne é suculenta, doce e macia e também tem baixo colesterol e muita proteína”. Ele sugere comê-la cozida ou assada e acompanhada de bolinhos de mandioca.

Ficou com água na boca? Então assista ao video AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Acho que descobri porque gatos gostam de ratos! Se a moda pegar no Brasil, vão surgir excelentes pratos nas mãos dos mestres brasileiros

    Comentário por Milve — 2012/10/01 @ 15:07


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: