O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/09/17

UNIDOS DA BOLEIA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:30

Os criativos conseguem produzir algo até sobre o nada. Melhor ainda: são capazes de transformar situações corriqueiras – e aparentemente sem nenhuma poesia – em arte.
Esse é o caso do fotógrafo Alejandro Cartagena.
Natural da República Dominicana, Alejandro vive em Monterrey (México) e há anos tem se dedicado a documentar o crescimento das regiões suburbanas do país.
Uma das séries que mais chama a atenção é “Car Poolers”, na qual Alejandro conseguiu captar algo inusitado: empregados das construções localizadas na área mais nobre da cidade indo para a labuta na carroceria das caminhonetes de seus patrões espremidos entre escadas, cordas, sacos de cimento, carrinhos de mão e outros instrumentos de trabalho.
A maioria mora em cidades como Escobedo, Apodaca e Garcia e está sendo levada para San Pedro Garza Garcia, um dos bairros mais ricos e economicamente ativos da região metropolitana de Monterrey.
Foram quatro anos de trabalho na rodovia “Highway 85” – também conhecida como “Gonzalitos” –, uma das mais movimentadas de Monterrey.
Numa entrevista ao blog “Daylight”, o fotógrafo conta que as imagens foram feitas do alto de uma ponte de dez metros de altura entre 7 e 9h30 da manhã.
“Os veículos passavam a cerca de 64 km/h e eu tentava focar na distância para quando eles cruzassem a ponte eu clicar. Quando eu tinha sorte, o trânsito ficava lento e era mais fácil conseguir fotografar”.
A ideia para desviar-se de seu trabalho sobre o subúrbio surgiu quando ele foi contratado por um colégio para um trabalho sobre a utilização das ruas em Monterrey. “Estava procurando maneiras de mostrar como as pessoas usam seus veículos e como elas se tornam parte da paisagem urbana – especialmente na hora do rush. Isso me levou a fotografar em áreas mais elevadas e, eventualmente, fazer imagens únicas de carros e caminhões. Mas enquanto fazia isso, notei esses trabalhadores e instantaneamente soube que faria um projeto sobre isso. Através do trabalho eu senti que poderia mostrar várias coisas: a condição do trabalho deles, a prática (comum) de se carregar funcionários nas carrocerias e, especialmente, como esse assunto se relaciona com a falta de desenvolvimento urbano e do sistema de transporte público nas cidades mexicanas. Mesmo que funcione para esses homens, eles estão colocando a vida deles em risco em nome do emprego”.
A série “Car Poolers” foi uma das indicadas ao prêmio “Sony World Photography Awards” deste ano.

Confiram algumas imagens AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Quase tudo numa grande cidade pode se tornar interessante dependendo do ângulo que se olhe.

    Comentário por João Luiz — 2012/10/06 @ 23:48


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: