Cristãos, muçulmanos, budistas e até cientologistas podem rezar na mesma igreja. Um de cada vez. Essa é a ideia da “Pray-o-mat”, uma cabine que reúne 300 orações pré-gravadas em 65 idiomas.
A cabine – que está instalada na Universidade de Manchester, na Inglaterra – funcionava como uma antiga máquina de fotos instantâneas para documentos e foi convertida em “templo” ecumênico.
Além de rezas católicas, há orações budistas, islâmicas, sons de devoção aborígenes, bênçãos “voodoos” e cânticos de judeus ortodoxos.
“Apesar de a ‘Pray-o-mat’ parecer um pouco irônica, há uma mensagem séria por trás dela. É a prova de que lugares multirreligiosos para adoração não precisam ser caros ou chamativos. Em muitos lugares, um espaço pequeno, limpo e pouco enfeitado pode servir adequadamente”, diz o Dr. Ralf Brand, o responsável pela condução do projeto ao “The Daily Mail”.
Criada pelo artista alemão Oliver Sturm, a cabine da “fé fast-food” é resultado de três anos de pesquisas no mundo todo sobre diversas crenças. A equipe da Universidade de Manchester visitou cerca de 250 espaços ecumênicos em aeroportos, universidades, hospitais e shoppings.
A conversão de uma “Gebetomat” alemã numa “Pray-o-mat” inglesa foi financiada pelo Instituto Goethe de Londres e pelo Conselho de Pesquisas em Artes e Humanidades.
A cabine é equipada apenas com um banquinho e uma tela “touch screen” que disponibiliza uma coleção de arquivos de rádio – incluindo uma gravação de músicas de missionários que data de 1903.
O serviço não é pago, mas antes de acessar o menu o fiel é convidado a fazer uma doação.
Pela fé, estúpido.
Assistam à cabine em funcionamento AQUI
Deixe um comentário