O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/07/28

FÉ FAST-FOOD

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:38

Cristãos, muçulmanos, budistas e até cientologistas podem rezar na mesma igreja. Um de cada vez. Essa é a ideia da “Pray-o-mat”, uma cabine que reúne 300 orações pré-gravadas em 65 idiomas.
A cabine – que está instalada na Universidade de Manchester, na Inglaterra – funcionava como uma antiga máquina de fotos instantâneas para documentos e foi convertida em “templo” ecumênico.
Além de rezas católicas, há orações budistas, islâmicas, sons de devoção aborígenes, bênçãos “voodoos” e cânticos de judeus ortodoxos.
“Apesar de a ‘Pray-o-mat’ parecer um pouco irônica, há uma mensagem séria por trás dela. É a prova de que lugares multirreligiosos para adoração não precisam ser caros ou chamativos. Em muitos lugares, um espaço pequeno, limpo e pouco enfeitado pode servir adequadamente”, diz o Dr. Ralf Brand, o responsável pela condução do projeto ao “The Daily Mail”.
Criada pelo artista alemão Oliver Sturm, a cabine da “fé fast-food” é resultado de três anos de pesquisas no mundo todo sobre diversas crenças. A equipe da Universidade de Manchester visitou cerca de 250 espaços ecumênicos em aeroportos, universidades, hospitais e shoppings.
A conversão de uma “Gebetomat” alemã numa “Pray-o-mat” inglesa foi financiada pelo Instituto Goethe de Londres e pelo Conselho de Pesquisas em Artes e Humanidades.
A cabine é equipada apenas com um banquinho e uma tela “touch screen” que disponibiliza uma coleção de arquivos de rádio – incluindo uma gravação de músicas de missionários que data de 1903.
O serviço não é pago, mas antes de acessar o menu o fiel é convidado a fazer uma doação.
Pela fé, estúpido.

Assistam à cabine em funcionamento AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: