O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/07/27

A FAUNA FRANCESA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:46

Paris, uma cidade conhecida por sua pouca simpatia, resolveu lançar uma campanha que muitos podem classificar como atrasada, mas pelo menos está tentando fazer algo para melhorar sua fama.
A “RATP”, empresa responsável pelos transportes públicos da cidade, estreou uma campanha cujo objetivo é educar o parisiense no transporte público.
Cinco pôsteres comparam os cidadãos a animais e em atitudes pouco educadas: no ônibus, uma galinha grita ao celular; um búfalo abre caminho aos empurrões para entrar no trem; uma lhama cospe na plataforma de embarque; um bicho-preguiça senta-se esparradamente no ônibus; e um sapo pula as catracas.
Além dos pôsteres, a RATP lançou um site pelo qual pode-se reclamar sobre os hábitos mais importunos dos parisienses.
“Essas grosserias sempre existiram. O que acontece é que estamos menos preparados para tolerá-las”, diz o sociólogo Julien Damon, que ajudou a RATP a elaborar a pesquisa.
Segundo ele, comportamentos como cuspir no chão ou fumar num restaurante são pouco tolerados e as cortesias – como ser simplesmente educado com o próximo – são pouco comuns.
“Isso deveria ter acontecido anos atrás. Os parisienses podem ser muito rudes – e alguns são arrogantes para reconhecer isso. Passou da hora de uma mudança de atitude, mas se uma campanha pode fazer isso, melhor”, afirma Jean Avel, funcionário público de 52 anos.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela RATP, 63% das pessoas que admitem os maus modos dizem que os anúncios as fizeram parar e pensar em suas atitudes no transporte público.
A pesquisa revela ainda que 97% dos passageiros já presenciaram comportamentos “impolidos” nas linhas de ônibus e metrôs.
A RATP publicou uma lista com os dez hábitos que mais incomodam os franceses usuários do transporte público. Eles variam entre cusparadas ou ouvir música alta pelo celular ou outro equimento eletrônico.
O estudo e a campanha chegam dois anos depois de uma outra pesquisa que descobriu que os visitantes estrangeiros elegeram Paris como a cidade mais rude em toda a Europa.
O site “Tripadvisor” concluiu que a capital francesa é a menos atenciosa com os turistas, tem os taxistas mais mal educados e os garçons mais grossos da Europa.

Anúncios

1 Comentário »

  1. E como dizia minha avó: “Educação é bom e cabe em qualquer lugar”
    Em Paris,inclusive

    Comentário por picida ribeiro — 2012/07/27 @ 15:37


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: