O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/07/18

OCUPADOS DA SILVA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:47

A porta da geladeira é o retrato perfeito da vida da classe média. Pelo menos da americana.
É o que conclui um estudo de arqueólogos e antropólogos da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, que acaba de virar livro: “A vida caseira no século 21: 32 famílias abrem suas portas”.
Os cientistas passaram quatro anos acompanhando todos os passos de 32 famílias de classe média em Los Angeles e parte de Boston e concluíram que as pessoas estão muito ocupadas – e desorganizadas. Estão ocupadas demais para irem a seu próprio quintal, jantarem juntas e até para estacionar o carro porque a garagem está lotada de outras coisas – que não seus automóveis.
Os pesquisadores filmaram as atividades dos integrantes das famílias (1.540 horas de vídeo), documentaram suas casas (20 mil fotografias), jardins e algumas atividades fora de casa. Amostras de saliva foram retiradas para medir os níveis de hormônios do estresse.
Os resultados mostram que o crescimento de lojas de venda por atacado proporcionaram o armazenamento de tudo – de alimentos a produtos de limpeza. Dar conta da quantidade de pertences virou um grande problema e chegou a elevar os níveis de estresse de algumas das mães analisadas.
Apenas 25% das garagens podem receber um carro – a maioria virou depósito.
Outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quantidade de brinquedos que as crianças têm.
Mesmo famílias que investem em decoração externa estavam muito ocupadas para irem lá fora e curtirem seu novo deck.
Comida? Só congelada. E a porta da geladeira não mente: lotada de ímas, fotos de família, números de telefones e contas a pagar indica que o resto da casa está num caos similar.
“O objetivo era documentar o que está bem na nossa frente, mas invisível. O que temos é uma cápsula do tempo da América. Nenhum outro estudo assim foi feito antes. Imagine como seria excitante voltarmos a 1912 e ver como as pessoas viviam dentro de casa. Este é o âmago de qualquer sociedade”, diz Jeanne E. Arnold, professora de Antropologia da UCLA e chefe do estudo.
Jeanne conta que ficou admirada com o jeito que as famílias lidam com suas vidas ocupadas, mas mesmo assim o livro apresenta um quadro de uma sociedade consumista, crianças que raramente saem de casa, pilhas de tranqueiras e paredes inteiras cheias de brinquedos.
“Cerca de 50 de 64 pais que participaram de nosso estudo nunca saíram de casa no espaço de uma semana. Quando apresentavam a casa para a gente diziam: ‘Aqui é o quintal, mas eu não tenho tempo para vir aqui’. As pessoas têm trabalhado muito em casa. O tempo de lazer é gasto em frente da TV ou do computador”.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: