O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/07/04

MIREM-SE NO EXEMPLO

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:00

A loira do banheiro existe. Pelo menos para os homens que costumam tirar água do joelho em certos bares no Estado americano de Michigan. Eles não são capazes de vê-la, mas podem ouvi-la.
Isso porque a associação dos vendedores de bebida alcoólica licenciados do condado de Wayne está distribuindo almofadinhas de mictório falantes com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os perigos da mistura álcool e direção.
No momento em que o xixi do bebum cai no mictório e entra em contato com a almofadinha uma voz feminina diz: “Ei, ouça bem. É isso mesmo, estou falando com você. Você tomou umas? Talvez um pouco mais? Faça um favor a todos e a você mesmo e chame um táxi”. E ainda arremata: “Ah, não se esqueça de lavar as mãos”.
“As pessoas são bombardeadas com pôsteres e outdoors, então essa é uma maneira bem diferente de passar a mensagem”, explica David Puck, diretor de programação da associação.
A ação coincide com o endurecimento da campanha de educação no trânsito que acontece entre os dias 1º e 8 de julho em 160 Estados americanos. O programa federal também vai contar com a participação de patrulhas no feriado de hoje.
O Escritório do Planejamento de Segurança de Rodovias de Michigan diz que 200 bares e restaurantes dos condados de Wayne, Bay, Delta e Ottawa receberão o dispositivo falante.
As almofadinhas custaram cerca de 10 mil dólares aos cofres públicos. Mas a despesa é “significantemente menor” do que pagar por publicidade e outras formas de comunicação, diz Melody Kindraka, porta-voz do Escritório do Planejamento de Segurança de Rodovias de Michigan.
De acordo com o órgão, no ano passado mais de 80% dos motoristas que se envolveram em acidentes fatais estavam alcoolizados. A proporção é de três homens para cada mulher.
A campanha é criativa, mas é provável que o bebum não se sensibilize com o recado. Ele vai achar, no máximo, que está ouvindo coisas.
A ideia das almofadinhas falantes poderia ser aproveitada de outras formas. Os frequentadores de bares que torcem para o Corinthians ficariam felizes se, ao esvaziarem os tanques ouvissem, por exemplo, a narração de um gol inesquecível do time. Ou os amantes do rock fossem brindados com o som dos Rolling Stones. Já os frequentadores de um restaurante francês poderiam ouvir Carla Bruni ou algo do tipo.

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