O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/06/29

DEMOCRATAS CRISTÃOS

Filed under: Matutando — trezende @ 09:59

Quando Luiza Erundina foi a candidata do PT à prefeitura de São Paulo, em 1988, eu tinha 12 anos e uma incrível capacidade para decorar os jingles das propagandas eleitorais gratuitas.
Além de “Ey, Ey, Eymael, um democrata cristão, para prefeito em 15 de novembro é Eymael!”, o de Luiza Erundina era um de meus preferidos: “Quando todos souberem bem do carinho e coragem que você tem. Como naquela canção se deram as mãos homem e mulher. É, aí você bota ordem na casa como tem que serrrrr! Com carinho e coragem Luiza, São Paulo tem você! Luiza, Luiza, só sendo mulher pra acabar com esse tipo de gente!”.
Pois foram necessários quase 25 anos para Luiza mostrar toda sua coragem. E nem precisou muito. Só uma foto. “A” foto: o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, Maluf e Lula dando tapinhas nas costas num belo jardim.
Foi demais para Luiza, que jogou a toalha e deixou o caminho aberto para a primeira vice Campeão da história.
Se alguém tivesse sido enviado à Lua ou congelado numa cápsula em 1988 e acordasse hoje talvez não entendesse a composição da imagem, mas para quem vem acompanhando a trajetória de Lula e de seu PT não foi surpresa.
Praticamente todos os jornalistas, cientistas políticos, colunistas e afins classificaram a foto como chocante e disseram o óbvio: que o vale-tudo para as eleições já começou.
Foi dito também que nenhum deles estava ali unido por projeto político ou ideologia. Ora, e existe ideologia entre políticos? E projeto?
Na verdade não houve surpresa nem do lado lulista e nem do malufista – eles também são democratas cristãos.
Maluf sempre sai bem na foto. Quem geralmente tem de dar explicações é quem está do lado.
Mas Lula disse que não se arrependeu “nem um pouco” e ainda garantiu que participará da campanha nas ruas e na TV. “Se for necessário, vou morder a canela dos adversários”, declarou.
Maluf é o verdadeiro político com “P” maiúsculo. Nunca perde a calma, nunca deixa de falar com os jornalistas, nunca morde a canela dos adversários e principalmente nunca se esquiva de tirar fotos com quem lhe pede. Liso como um lambari ensaboado, ele toca sua vida com um sorriso no rosto e muita acusação nas costas.
Maluf tem uma longa carreira de negociatas, ligações mal explicadas com políticos, empresários e empreiteiras, envolvimento em obras superfaturadas, relações perigosas com militares e contas bancárias em paraísos fiscais. Detalhe: nada disso comprovado.
Em São Paulo é muito comum pizzarias tradicionais ou cantinas forrarem a parede da entrada com um mural de fotos. Nelas, o proprietário aparece sorridente ao lado de artistas e “celebridades” de todos os naipes.
Pois Maluf já tem material suficiente para abrir uma pizzaria. Além das fotos com seus colegas de ocasião, pizzas não lhe faltam.
Quanto à Erudina, os marqueteiros podem tranquilamente ressuscitar o jingle de sua campanha de 1988. Ele está mais atual do que nunca.
Com carinho e coragem Luiza, São Paulo tem você!

Anúncios

2 Comentários »

  1. DE todos os sonhos petistas que confesso, tive um dia, só sobrou ela…
    Para nos fazer crer,que nem tudo está perdido!

    Comentário por picida ribeiro — 2012/07/01 @ 16:25

  2. Menção honrosa a Eduardo Suplicy,mas que teria que ter coragem um dia de virar a mesa!

    Comentário por picida ribeiro — 2012/07/01 @ 16:26


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: