O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/06/17

COMO SER GRANDE

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 11:04

Hoje os americanos comemoram o Dia dos Pais.
Para celebrar a data, um dos “podcasts” da NPR – uma organização sem fins lucrativos que distribui sua programação para quase 800 emissoras de rádio públicas nos Estados Unidos – publicou um vídeo muito divertido e fofo de crianças com idades entre 6 e 7 anos respondendo à questão de “Como ser um bom pai”.
O vídeo é resultante de uma das perguntas enviadas ao podcast “How to do Everything”  (“Como Fazer Qualquer Coisa”).
Pelo site ou por telefone, o cidadão pode enviar uma pergunta sobre qualquer assunto (“Como escapar da perseguição de um rinoceronte”, “Como não parecer estúpido na hora de pedir um vinho”, “Como romper com o cabeleireiro que me atende há 20 anos”).
Neste do Dia dos Pais, o ouvinte Daniel, de Denver (Colorado), gravou a seguinte mensagem: “Minha mulher e eu vamos ter nosso primeiro bebê em cerca de dez semanas e gostaria de saber se os apresentadores podem me dar dicas de como ser um bom pai. Obrigado”.
Com a missão em mãos, os produtores Mike Danforth e Ian Chillag foram ouvir os alunos da “South Loop Elementary School”, uma escola pública em Chicago.
O saldo seria muito mais positivo se os depoimentos fossem espontâneos – no vídeo fica claro que as crianças estão respondendo a perguntas formuladas pela dupla. Mesmo assim algumas opiniões surpreendem.
Além de características mais óbvias, como “ser legal”, “ter boa visão da vida”, “ser carinhoso”, “amar os filhos”, “ter dentes brilhantes”, “usar smoking”, “cuidar do bebê quando a mãe for embora” e “ser capaz de fazer coisas que os outros pais não conseguem”, há respostas curiosas: “Ser homem”, “ser bom motorista” e “ter peito peludo”.
Uma diz categórica: “Um pai nunca, nunca, nunca, nunca, nunca deve dizer ‘Toodles’” (uma espécie de gíria para dar tchau).
Mas a “dica” comum à maioria das crianças é: “Uma coisa que o pai nunca deve fazer é matar seu bebê”.
A parte mais fofa é uma conversa entre duas comadrinhas. Quando uma diz: “Ter um pouco de barba ou algo aqui (indicando abaixo da boca)” a outra se enfesa e fala em tom de brincadeira: “Você está falando do meu pai!”. A outra dá uma gargalhada: “Mas eu nunca vi seu pai!”. “Ele tem barba assim e assim (mostra com gestos quase todo o corpo)”. “Vamos dizer que ele é peludo então, certo?” . “Você chamaria meu pai disso?”.
A ideia do vídeo é semelhante aos produzidos pela produtora americana “The Fine Bros.”, que reúne crianças para comentar assuntos da atualidade. No ano passado um desses vídeos foi tema de um post neste blog: “Kids React to Osama Bin Laden’s Death” (algo como “A Reação das Crianças à Morte de Osama Bin Laden”).
Mike Danforth e Ian Chillag disseram ao “The Huffington Post” que ficaram impressionados com as crianças: “Elas realmente levaram a sério. Queriam, de fato, dar boas dicas aos pais”.

Assistam ao vídeo AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: