O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/05/24

NÃO VINGOU

Arquivado em: Cri-crítica — trezende @ 07:53

Teve fanático que esperou por esse momento durante anos: a adaptação de “Os Vingadores” para o cinema.
A ansiedade justifica-se porque o grupo tornou-se um clássico das histórias em quadrinhos quando foi publicado pela Marvel em 1963.
De lá para cá surgiram outros heróis, milhares de vilões – inclusive os do mundo real – e as HQs e os livros foram substituídos pelos videogames e pela internet. Mas o cinema e o poder de Hollywood só crescem.
Prova disso é que “Os Vingadores” está em cartaz em mais de mil salas em todo o Brasil e já teve anunciada sua continuação.
É para tanto? Não. Principalmente para quem não é fã de quadrinhos e ficção científica. Prepare-se para um chá de cadeira de duas horas e quinze minutos.
Na história, nossos heróis são apresentados levando uma vidinha pacata e anônima. O bilionário Tony Stark (Homem de Ferro/Robert Downey Jr.) mora em seu prédio luxuoso e, entre goles de champanhe, continua no chove-não-molha com sua assistente (Gwyneth Paltrow). Hulk (o cansado e inexpressivo Mark Ruffalo) mudou-se para algum lugar da Índia em busca de paz. Capitão América (Chris Evans) faz o que ele sabe de melhor: cultivar os músculos.
Os outros integrantes do grupo surgem do nada, como Thor (Chris Hemsworth) e Viúva Negra (Scarlett Johansson). Também faz parte do time o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner, de “Guerra ao Terror”).
A vida segue tranquila na Terra até que um rei vilão (Loki/Tom Hiddleston) vindo de outra dimensão chega para abrir seu saquinho de maldades. Daí cada um dos vingadores é recrutado por Nick Fury (Samuel L. Jackson), da “Shield”, uma espécie de agência internacional da paz.
Dos seis personagens, alguns já protagonizaram seus próprios filmes, como Homem de Ferro, Capitão América e Hulk. Mesmo para quem não gosta ou tem pouco conhecimento sobre esses heróis, os filmes “solo” foram uma agradável surpresa. Mas juntos… eles são melhor separados.
Primordialmente porque desta vez a história é fraquíssima. Há achados – como o desempenho de Hulk no terço final – e as inúmeras piadinhas salpicadas ao longo do filme. Mas nem o (sempre ótimo) Homem de Ferro e o nervosismo de Hulk vingam “Os Vingadores”.
Os seis precisam salvar a Terra e só. E dá-lhe sebo nas canelas. Curiosamente, apesar de todo o aparato tecnólogico (o cajado eletrificado de um, o martelo energizado de outro e a capacidade aérea de um terceiro), os heróis continuam gostando mesmo é de uma luta corporal. Só faltam os clássicos “pow!”, “soc!”.
Nada de romance (como nas duas sequências do Homem de Ferro), de histórias paralelas ou de quaisquer outras surpresas. Bom mesmo é o vilão, que é irmão adotivo de Thor (!), um misto de Marilyn Manson (rosto) com Visconde de Sabugosa (físico).
O ator Lou Ferrigno, o Incrível Hulk original, de 1978, é quem dubla o Hulk do cinema. Felizmente Mark Ruffalo está cansado demais para isso.

About these ads

14 Comentários »

  1. Não concordo que o filme tenha sido uma perda de tempo. Que não faz juz aos quadrinhos… pode ser, mas o forte desse filme é que pode ser visto por qualquer um quer não tenha visto os filmes solo dos personagens e ainda assim entender e se divertir com a história. Eu gostei e todos que conheço e viram gostaram também. Iron Man continua ótimo como sempre, as brigas entre eles foram bem colocadas, todo mundo esperava por isso… mas sim, histórias paralelas faltaram, mas não senti falta de romance não.

    Comentário por Grazielle — 2012/05/30 @ 02:05

  2. Pra mim, que sou fã dos personagens, foi um ótimo filme, daqueles que você entra na sala do cinema e se deixa levar na história. Discordo do que disse em relação ao Ruffalo, explico, sim ele deve estar apático sim! É imperativo que isso aconteça, afinal o cara tem que controlar suas emoções 24 horas por dia pra não vivar o hulk (é uma rotina, no mínimo, estressante). Acredito porém que, para aqueles que não gostem dos personagens, ou não seja fã de quadrinhos, ou não tenha visto os demais filmes, ou simplesmente não goste do gênero, o filme possa ter sido o que você descreveu.

    Comentário por Shirosaki — 2012/05/30 @ 02:21

  3. Acho que tooooooda a plateia que dava gargalhada e aplaudia em diversos momentos do filme no cinema não concorda com você. Mas opinião é que nem gosto, cada um faz a sua, com base no que gosta, aprendeu ou é influenciado.

    Comentário por Liute Cristian — 2012/05/30 @ 09:48

  4. Realmente não vingou – sarcasmo on
    Confesso que o filme é meio paradão no início, que o Capitão América é o insonso de sempre, que o mundo dos quadrinhos viveriam muito bem sem o Thor (diga-se de passagem: está muito menos arrogante que os quadrinhos).
    Mas o o terço final é bem eletrizante e agrada tanto a gregos e troianos.

    Geralmente adaptações de HQs não ficam interessante, mas Homem de Ferro e Vingadores agradaram!!

    Comentário por Ricardo Sephi Santicioli — 2012/05/30 @ 10:12

  5. Eu concordo com o post, também achei a estória fraca, faltou emoção, faltou aquele momento “nossa, e agora? está tudo perdido” – foi fácil de mais… Embora seja fã dos filmes gravados recentemente do Capitão América ( nota 10 ), Thor ( 9,5 com louvor ) e Homem de Ferro 1 e 2 ( também muito bons ), acredito que meu desagrado com os Vingadores ( nota 7 ) tenha sido dado pela minha expectativa em esperar um filme que juntaria todos os outros filmes que tenham me agradado muito…
    Enfim, na minha opinião, fizeram um filme nota 7, MAS que tinha tudo para ser um 10.

    Comentário por ALEX — 2012/05/30 @ 10:49

  6. Pra ter outro filme melhor que esse, vai demorar, e muito…
    Até a DC lançar a liga da justiça… ou sair os Vingadores 2 pra ser melhor…
    Valeu e muito a espera, e superou 130% a expectativa.

    Comentário por Rafael — 2012/05/30 @ 11:35

  7. Beeeem sessão da tarde o filme! Com o elenco do filme (atores e personagens), fazer o que fizeram é triste: um filme morno, com pouquíssimas cenas memoráveis. Não é que seja ruim, mas com todo o potencial que tinha… acabou ficando um ótimo filme pra uma sessão da tarde.

    Comentário por Arthur — 2012/05/30 @ 11:59

  8. Gosto não se discute, mas pra quem assistiu os outros filmes solo e conhece bem a história dos vingadores (e até mesmo quem não conhece) consegue se situar e acompanhar a trama. O filme é incrível e a adaptação mesmo não tendo sido 100% foi impressionante. Valeu muito a pena esperar.

    Comentário por XicoJR — 2012/05/30 @ 13:29

  9. Eu concordo em partes que foi feito muita festa para pouco brigadeiro. O filme é bom. É um bom filme de ação/aventura, com uma dose de comédia. Não dava, e nem se devia, esperar grandes lanços românticos, ou intrigas de cunho psicológico.
    É um filme Holywoodiano, que fez bem o q se esperava, entreter a platéia.
    Mas não entrará para a história do cinema.

    Comentário por Ivan — 2012/05/30 @ 13:55

  10. /\ Melhor comentário

    Comentário por Jessica — 2012/05/30 @ 19:17

  11. Como todo bom brasileiro vocês se deixaram levar pela propaganda: Se todo mundo diz que o filme é bom, eu vou ver e gostar também! É mais ou menos assim que o cérebro de vocês funciona. Eu também não gostei do filme, achei uma história sem nexo, com muita violência gratuita, piadinhas mais ou menos, com tecnologia de primeira nos efeitos especiais.

    Comentário por Pedro — 2012/05/30 @ 21:16

  12. Desculpem, mas acompanho o mundo das HQs há mais de 15 anos… Essa pra mim, foi uma das melhores adaptações de quadrinhos em grupo, tão boa quanto Watchmen e 300.
    O filme mostra, de maneira atualizada, a origem dos Vingadores, de maneira muito fidelizada as HQs. O Ruffalo não estava ruim, muito pelo contrario, esse era o papel dele, interpretar da maneira como vista no filme, e pelo menos a maioria dos criticos concordam. Mas gosto é gosto, cada um tem o seu…

    Comentário por Eduardo Fullen — 2012/05/30 @ 22:07

  13. O filme é ótimo.
    Ainda que carregado de clichês, não é nenhum Cavaleiro das Trevas, mas é diversão garantida, roteiro agradável, cenas de ação bem elaboradas, um Capitão América pouco profundo, um Loki desinteressantíssimo, mas é um filme que marcará gerações, sem sombra de dúvidas…

    Comentário por Romulo — 2012/05/30 @ 23:07

  14. Não é espetacular, mas tb acho que não foi perda de tempo…

    Comentário por Fábio Soares — 2012/05/31 @ 19:47


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: