O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/05/19

DETALHE DE PESO

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:28

Quem se lembra do gnomo viajante de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”?
Pois ele ficou tão famoso que foi contratado pela “Kern”, uma empresa alemã que fabrica balanças de precisão.
A companhia está realizando uma experiência bem curiosa, a “The Gnome Experiment”, que consiste em enviar um gnomo e uma balança para diversas partes do mundo a fim de mostrar que um mesmo objeto pode ter pesos diferentes conforme a localização.
Tudo não passa de uma grande jogada da marketing – “marketing viral”, no jargão publicitário –, mas ainda assim inteligente porque alcança o efeito desejado – olha a gente aqui comentando.
Segundo Albert Sauter, diretor de marketing da empresa, somos mais leves ou pesados dependendo do local onde estamos. Ele justifica o fenômeno com a ideia de que a Terra não é uma esfera perfeita – tem um formato parecido ao de uma batata.
“Essa pequena diferença não está registrada na escala das balanças comuns, mas consta da nossa. Nós a calibramos para compensar as diferenças de gravidade locais”, diz Albert.
A empresa enviou seu kit para cientistas de diversas partes do mundo para testes. Todas as balanças foram calibradas de acordo com a gravidade de Balingen, na Alemanha. “Então qualquer diferença ficará evidente”, diz ele.
O interessado em participar da experiência recebe, além do gnomo, uma balança “Kern” EWB 2.4, um par de luvas e um “air duster” – ar comprimido em aerosol para remoçăo de poeira. Segundo Albert, tanto as luvas quanto o removedor de poeira são importantes porque gordura ou poeira podem reduzir a exatidão do teste.
No site há um aviso: “O gnomo é feito a partir de uma resina especial à prova de lascas, mas sendo um instrumento científico, por favor, manuseie-o com o maior cuidado”.
O gnomo é um objeto de testes perfeito por várias razões. Ao contrário de nós, seu peso é sempre o mesmo. Além disso, eles são originários da Alemanha (onde teriam nascido no século 19) e, principalmente, estão acostumados a viajarem pelo mundo.
Os resultados das variações de gravidade podem ser acompanhados através do blog “The Gnome Diary” (“Diário do Gnomo”).

Conheçam o site AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: