O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/05/18

MEIAS VERDADES

Filed under: Matutando — trezende @ 06:33

Ano de eleição é dose. Vale tudo. Desde beijar criancinhas catarrentas até falar com o dedo em riste num dia para, na manhã seguinte, se esvair em lágrimas.
Foi o que aconteceu com a nossa presidenta nesta semana ao instalar a Comissão da Verdade.
O nome é pomposo, mas ninguém sabe explicar muito bem atrás de qual verdade essa comissão está. Das violações aos Direitos Humanos cometidas pela Ditadura ou dos excessos da guerilha que a combateu? Ou de ambas? Ou a comissão busca uma verdade unilateral?
Se forem investigados os atos cometidos pela esquerda armada chegarão à participação de Dilma e de diversas pessoas que fazem parte do cenário político atual. E se descobrirem que Stela apagou 2, 3, 5 pais de família (Stela era o codinome de Dilma na época)?
Ok, esse é o tipo de informação que jamais será “descoberta”. Entra na categoria documentos que se queimaram junto com os estúdios da TV Tupi ou do Joelma.
Nasce, assim, a comissão da Meia Verdade.
Para dar ao teatro o caráter de ato de Estado e não dar o mérito ao seu governo, Dilma convidou os ex-presidentes dos últimos 28 anos de História. Na plateia, além de Lula e FHC estavam Collor e Sarney. Quanta verdade reunida.
Após a cerimônia, a presidenta recebeu seus antecessores para um almoço no Palácio da Alvorada. No cardápio, massa, filé e peixe. De sobremesa, Collor pedindo o autógrafo de Dilma. Durante a “siesta” evitaram brincar de “Verdade ou Consequência?”.
A comissão não prevê condenações. Seu objetivo é apenas encontrar respostas.
Mas alguém realmente acha que serão dadas explicações convincentes para o que aconteceu, por exemplo, a Vladimir Herzog, ao deputado Rubens Paiva e a Stuart Angel, filho de Zuzu? Ou serão respostas fabricadas?
Se não conseguem provar nem a relação entre governadores e Carlinhos Cachoeira, o que esperar de fatos que aconteceram há quase 40 anos? Temos a memória curta, esqueceram?
Mas a pergunta mais importante é: que crédito tem um uma Comissão da Verdade no Brasil? Mais ou menos o mesmo que a Comissão do Bem Estar na Somália ou a Comissão Antipirataria no Paraguai…

Anúncios

6 Comentários »

  1. Sabe Tatiana,leio esse texto ,com olhos de cidadã desiludida, olhos de quase professora de portugues, olhos de leitora curiosa e interessada, e com mais mil opções de olhares.
    Leio e fico pensando que um texto desse era para ser editorial de jornal, JORNAL NACIONAL por ai…

    Comentário por picida ribeiro — 2012/05/18 @ 13:46

  2. Sabe, Picida, você é uma querida.
    Beijos!

    Comentário por trezende — 2012/05/19 @ 10:46

  3. Chamemos então de “Comissão da verdade que interessa a algum grupo”

    Comentário por Antonio Carlos Muniz Macedo — 2012/05/19 @ 13:07

  4. Interessante como a maioria dos seu textos sobre fatos do momento coincidem exatamente com minha opinião ja exposta em conversas sobre o assunto.
    Bjs

    Comentário por milvec@hotmail.com — 2012/05/24 @ 11:21

  5. Deveria existir uma comissão da verdade que investigasse seriamente os crimes contra os direitos humanos que acontecem hoje em nossa sociedade. A cada dia vemos menos alunos nas escolas e mais detentos nas prisões, por exemplo, o governo brasileiro faz toda uma pregação sobre direitos humanos mas não se posiciona contra regimes ditatoriais que massacram pessoas. Pra mim, essa comissão da verdade pra investigar o passado é uma grande palhaçada pra iludir o zé povinho enquanto no presente continuam a haver desrespeito à população.

    Comentário por galileu — 2012/05/29 @ 10:23

  6. É Comissão da Meia Verdade mesmo. A verdade dos atuais donos do poder jamais virá à tona.

    Comentário por hamiltopn casro — 2012/06/17 @ 16:38


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: