O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/04/28

A ILUSÃO DA ESCOLHA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:23

Talvez esteja bem claro que o Corn Flakes e o Sucrilhos são produzidos pela Kellogg’s. Ou que a Nestlé seja dona do Nescafé e que a Coca-Cola fabrique a Fanta.
Mas a relação produto/fabricante é muito mais complexa do que pode imaginar nossa cabeça de consumidor explorado.
Quem diria que o Hot Pocket (no Brasil distribuído pela Sadia) e os produtos L’Oreal têm parentesco com a Nestlé? Ou que a P&G tem algo a ver com o jacarezinho da Lacoste?
A relação é mais ou menos como a de uma famosa campanha promovida pelo governo brasileiro em 1988: “João que amava Tereza, que amava Raimundo, que amava Maria, que amava Joaquim, que amava Sílvio, que amava Ana, que amava Zeca, que amava Rita, que amava Fábio, que morreu de Aids”.
A revelação vem de um blog francês chamado “Convergence Alimentaire”, que preparou um infográfico que mostra que dez multinacionais controlam tudo o que consumimos: Kraft, Coca-Cola, General Mills, Kellog’s, Mars, Unilever, Pepsico, Johnson & Johnson, P&G e Nestlé.
É bem interessante gastar alguns minutos analisando as ligações perigosas que são estabelecidas longe dos olhos do consumidor e descobrir que escolher assim ou assado na prateleira não muda exatamente nada no faturamento dessas empresas. Vivemos a era da ilusão da escolha.
Basta escolher um produto de sua preferência e rastreá-lo. Não diga que não avisei.
Segundo o site “The Huffington Post”, no ano passado um infográfico semelhante deu uma notícia ainda mais chocante. O site “Frugal Dad” revelou que apenas seis companhias controlam a mídia mundial: GE, NewsCorp (Fox, Wall Street Journal e New York Post), Disney, Viacom, The Warner e CBS.
Em 1983, 90% da mídia americana era controlada por 50 empresas. Em 2011, os mesmos 90% são divididos pelas seis citadas acima.
A campanha do governo brasileiro conseguia dar o recado (“Não morra de amor, use camisinha”). Mas, nesse caso, nem um “Não morra pela boca, boicote esses produtos” funciona…

Vejam o infográfico da “Convergence Alimentaire” em detalhes AQUI e do “Frugal Dad” AQUI

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1 Comentário »

  1. …Sem contar que estes gigantes estão tabelando o preço dos produtos( mais ou menos como a SOUZA CRUZ) de acordo com a conveniência deles para que sejam vendidos .

    Comentário por Meiry — 2012/04/28 @ 11:17


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