O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/04/16

COMLURB E COM AFETO

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 07:59

Lixão é o assunto da moda. Na novela ele serve até como palco para o romance, mas na vida real é um drama verdadeiro.
Para chamar a atenção para os problemas gerados pelo lixo em Cingapura, a fotógrafa Zinkie Aw produziu a série “The Republic of Pulau Semakau”.
Em 1999, após os lixões de Cingapura apresentarem-se com suas capacidades esgotadas, as autoridades não viram problema: inauguraram um novo. O local escolhido foi uma ilha inteira: a ilha de Pulau Semakau, ao sul de Cingapura.
O aterro sanitário Semakau foi construído depois da interdição da ilha e de uma ilha adjacente com a ajuda de uma barreira rochosa.
A maior parte do descarte recebido no aterro é de cinzas resultantes da incineração de plantas. As autoridades garantem que se trata de um local limpo e sem cheiro.
Em 2005 a ilha foi aberta para “atividades recreativas”, virou ponto turístico e recebeu mais de 13 mil visitantes em 2010. A previsão é que ela terá condições de receber toneladas de lixo até 2045.
O trabalho de Zinkie reúne imagens de 26 residentes de Cingapura pertencentes a diversas classes sociais, profissões e idades. Cada um deles – sem mostrar o rosto – posa com seus descartes em seus respectivos “habitats”.
Lindas e coloridas, as fotos trazem a reboque a mensagem sobre como nossos hábitos de consumo têm impacto sobre o planeta.
“Nunca nos ocorre onde todo esse lixo vai parar num lugar de pouca extensão de terra e cheio de gente”, diz a artista em seu site. “As coisas que jogamos fora dizem muito sobre quem somos. Cestos de lixo são quase que uma ‘autópsia da identidade’”.

Confiram o site de Zinkie AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: