O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/04/11

VIAJAR É PRECISO

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:51

O que você faz em voos de longa duração? Lê, assiste a um filme, enche o saco dos outros levantando-se a cada 10 minutos para ir ao banheiro, abre e fecha a persiana mesmo sem ter o que olhar lá embaixo, chama a comissária e pede água, refrigerante ou pergunta quando vai sair a merenda?
A artista californiana Nina Katchadourian não faz nada disso. Ela produz autorretratos com a câmera de seu celular – especialmente no banheiro da aeronave.
A série “Seat Assignment” começou há cerca de dois anos. Num voo doméstico, ela espontaneamente colocou na cabeça o lenço de papel que recobre a poltrona do avião e tirou uma foto em frente ao espelho. “A imagem evocou um retrato belga do século 15”, conta Nina em seu site.
Depois disso ela decidiu fazer mais imagens do tipo e aproveitar um longo voo entre São Francisco e Auckland (Nova Zelândia) para criar dentro do toalete “imaginando que provavelmente haveria longos períodos em que ninguém usaria o banheiro num voo de 14 horas”.
“Fiz diversas investidas no banheiro e quando o avião pousou tinha uma grande quantidade de novas fotografias intituladas ‘Autorretratos no Toalete ao Estilo Belga’. Eu usava um cachecol preto e algumas vezes o colocava atrás para criar o fundo negro típico desses retratos”.
Segundo ela, em nenhuma das imagens há iluminação especial, apenas a luz do próprio banheiro.
Além do lenço que recobre a poltrona, Nina utiliza papel higiênico, copinhos, o plástico que envolve os talheres, o cobertor, papel para secar as mãos, travesseiro inflável e o que mais estiver à mão – até um reflexo dela no cinto de segurança do passageiro ao lado rendeu-lhe uma fotografia.
No site há 18 imagens, mas o projeto todo já conta com mais de 2.500 fotografias e vídeos realizados em mais de 40 voos.
O trabalho ganhou uma exposição que fica em cartaz entre 14 de abril e 26 de maio na Catharine Clark Gallery, em São Francisco.

Vejam mais fotos AQUI

Anúncios

2 Comentários »

  1. Nenhuma foto com camisa de força e a barrinha de cereal prendendo o coque de gueixa… Tsc.

    Adoro esses posts da série “Quando se pensa que já se viu tudo”, Tati. Só você.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2012/04/11 @ 18:56

  2. A arte não tem limites… E a artista é parecida com a nossa Rosi Campos, atriz…. (Pra quem viu Teledeum no teatro, do Cacá Rosset, anos 80, ela fazia papel de freira).
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2012/04/12 @ 08:38


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: