O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/04/08

ASSUNTO DE ESTADO

Filed under: Cultura inútil — trezende @ 10:30

A Páscoa é uma data meio negligenciada. Mais importante do que o Natal, tem seu significado diluído entre cacaus e coelhos.
No Brasil, o dia de hoje é marcado por ovos de chocolate e muita comilança. Nos Estados Unidos a tradição é um pouco diferente da nossa – um achado que envolve ovos cozidos e técnicas de cozimento (!).
Há 134 anos acontece nos jardins da Casa Branca a “Easter Egg Roll” (“Corrida dos Ovos de Páscoa”), que é uma disputa na qual as crianças empurram ovos coloridos com a ajuda de uma colher grande. Este ano o evento acontece na segunda-feira, dia 09, junto com a campanha de promoção do esporte e alimentação saudável realizada por Michelle Obama.
A tradição vem desde o início de 1870, quando crianças brincavam no gramado do Capitólio, em Washington. Elas levavam ovos cozidos e os rolavam na grama para ver quem conseguia mandar o ovo mais longe. Hoje a competição (gratuita) tem ingressos colocados à disposição de crianças entre 3 e 6 anos acompanhadas dos pais.
Mais interessante do que rolar ovos na Páscoa é descobrir que ovo cozido é um assunto sério para eles.
Uma matéria publicada pelo jornal “Chicago Times” dá uma noção do valor de um ovo cozido na América. Segundo a reportagem, uma pesquisa online com 1.074 mães da cidade de Park Ridge (Illinois) concluiu que 8 entre 10 mulheres consideram seu conhecimento na hora de cozinhar ovos como “excelente” ou “bom”. Mas quando a questão é sobre o método de preparo, menos de 3 entre 10 cozinham o ovo de forma correta.
A pesquisa, realizada em fevereiro de 2010 pelo site da “American Egg Board” (“Conselho Americano dos Ovos”), concluiu que duas pessoas nunca têm o mesmo método para cozinhar um ovo.
Páscoa também é um momento de cultura (in) útil.
O chef Jeffrey Saad, porta-voz do Conselho, diz que o certo é cozinhar os ovos lentamente – fervê-los com displicência faz com que eles fiquem com um anel esverdeado ao redor da gema e a clara fique muito dura.
O “eggspert” Howard Helmer – que está no “Guinness Book” como o preparador da maior omelete do mundo – tem a mesma opinião. As dicas de Howard para o correto cozimento dos ovos são: 1) colocá-los numa panela grande numa camada única com água fria o suficiente para cobri-los; 2) aquecê-los até começar a fervura; 3) tirá-los do fogo e cobrir a panela; 4) deixá-los descansando na água por 15 minutos (ovos grandes); 5) resfriá-los completamente em água corrente ou num recipiente com gelo; 6) guardá-los na geladeira sem descascá-los por até uma semana.
Segundo os especialistas, a casca sai mais facilmente se os ovos forem deixados na geladeira entre meia e uma hora. Mas a melhor dica para garantir que as cascas saiam sem esforço é comprá-los com uma semana de antecedência ao uso – ovos frescos têm o conteúdo mais preso à casca.
Quem disse que Páscoa é só coelho e cacau?

Confiram AQUI como acontece o evento no site da Casa Branca

Boa Páscoa a todos!

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: