O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/31

CAFEZINHO DA PAZ

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:37

Sempre que escuto alguém dizendo que tomou café para despertar ou para se manter acordado acho que tenho algum desequilíbrio neurológico. No meu organismo, a bebida tem um efeito oposto. É tiro e queda: nada como uma caneca de café caprichada para me fazer dormir como uma anjinha.
Primeiro a sensação de saciedade, depois o aconchego no estômago e, por fim, o efeito tranquilizante que me leva a contar carneirinhos dentro de pouco tempo.
Agora minhas suspeitas de distúrbio neurológico chegam ao fim – e da melhor maneira possível. Um estudo acaba de descobrir que a cafeína não age da mesma forma em todos os indivíduos. Em pessoas já motivadas, o efeito é o oposto.
Pesquisas nem sempre são um bom termômetro para o mundo real. Algumas são óbvias (“Pesquisadores australianos divulgaram a única forma comprovada de perder peso: comer menos e se exercitar mais”) e outras absurdas demais (“Pesquisa conclui que homens tatuados são mais saudáveis”). No caso da cafeína, no entanto, posso confirmar: é tudo verdade.
“Diariamente milhões de pessoas usam estimulantes para acordar, ficar alerta e aumentar a produtividade – de caminhoneiros a estudantes que estudam muito”, diz Jay Hosking, candidato a PhD do Departamento de Psicologia da Universidade de Columbia que conduziu o estudo.
“Os resultados sugerem que alguns estimulantes têm efeito oposto nas pessoas que naturalmente favorecem as tarefas mais difíceis, as que vêm com maiores recompensas”, explica Jay.
Para chegar à conclusão, o estudo – publicado pelo jornal científico “Nature’s Neuropsychopharmacology” – analisou o impacto dos estimulantes nos ratos.
Assim como os humanos, alguns ratos são mais capazes de resolver problemas do que os outros. Nos ratos “ocupados”, café e anfetaminas os deixaram menos ativos. Nos preguiçosos, aconteceu o oposto.
A pesquisa sugere que a quantidade de atenção mental que as pessoas empenham para atingir seus objetivos é importante para determinar como os estimulantes as afetam”, diz Jay.

8 Comentários »

  1. Para mim os cafés são sempre da PAZ. Se são estimulantes ou não eu adoro um café bem passado, na hora, super quente. Realmente dá um grande ânimo. Abraços e um bom dia!!!

    Comentário por Malu — 2012/03/31 @ 10:11

  2. O cafe tambem nunca teve efeito estimulante pra mim, bem como o red bull. Eles tem o efeito de serem mais uma bebida agradavel naquele momento e me deixam dormir do mesmo jeito de sempre.

    Comentário por Angelica — 2012/03/31 @ 12:00

  3. O cheirinho do café me anima mais do que o próprio. Aguardo estudos.

    Beijocas!

    P.S.: coloquei em dia a leitura deste superblog. Graaaaaande Tati!

    Comentário por Selma Barcellos — 2012/03/31 @ 18:21

  4. Meu marido toma um bulé por dia, e é curtido da preguiça.

    Comentário por Maria Madalena Schutze — 2012/03/31 @ 20:52

  5. Assunto polêmico. Minha mãe é do time das lentas e pouco ativas, adora café, toma muito o dia inteiro e dorme sossegada… Já este filho dela gosta de um meio copo quentinho de manhã antes de iniciar o trampo e antes de dormir… Pra embalar o soninho… Acho que o negócio é mais psicológico do que outra coisa… E minha mãe toma sem açúcar (argh!), valente que só!

    Abç,

    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2012/04/02 @ 19:55

  6. Para mim o café é quase um veneno, me deixa estressada nervosa e com aceleração no coração ,me falta sono mesmo tomando com leite.

    Comentário por Miriam Ribeiro — 2012/04/02 @ 22:18

  7. Café deixa o hálito ruim. Depois de ingerido não dá nem para chegar perto.

    Comentário por Tiklos — 2012/04/03 @ 19:41

  8. DEcio, o marido adora café, é movido a café. Eu não gosto.

    Comentário por picida ribeiro — 2012/04/04 @ 07:07


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

