O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/30

DAY SPA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 07:39

Só de olhar essa cara já dá fome. Todo mundo conhece o Larry, o tiozinho que ilustra as embalagens de aveia Quaker.
O garoto-propaganda já foi confundido algumas vezes. Eu, por exemplo, durante muito tempo achei que ele fosse uma tiazinha – uma versão americana da Dona Benta. Nos Estados Unidos, houve quem achasse que ele era Benjamin Franklin.
Passaram-se vários anos e o rosto dele continua o mesmo, mas os cabelos… também.
Depois de 134 anos, a fabricante Pepsico resolveu dar um tapa no visual de Larry.
O tiozinho emagreceu – perdeu quase dois quilos e meio –, perdeu a papada, ganhou um rosto mais jovem, ombros mais largos e até um corte nas pontas do cabelo que deixou seu pescoço com aparência mais longa. O objetivo é enfatizar as características saudáveis do produto.
É muito difícil notar a diferença no antes e depois de Larry, mas segundo o “Hornall Anderson” – o estúdio de design responsável pela mudança –, o objetivo é esse mesmo.
A “repaginada” em Larry é parte de uma tentativa para manter a marca moderna e inovadora sem abrir mão da tradição.
A “Quaker Oats” tornou-se uma marca registrada de cereal matinal em 1877. Os proprietários, Henry Seymour e William Heston, queriam que seus produtos fossem associados a boa qualidade e honestidade. Então, nada melhor do que usar a imagem de um homem vestido como um “quaker”, cujas qualidades incluiriam integridade, honestidade e pureza.
“Quaker” é um grupo religioso com origem num movimento protestante britânico do século 17. Os quakers também são chamados de “Sociedade Religiosa dos Amigos”.
O esforço da marca para se manter atual no mercado é compreensível, mas se associamos Larry a alguma coisa é à comilança e ao conforto. Ou alguém toma um belo prato de mingau de aveia pensando estar sendo saudável?
Larry tem cara de bolinho de chuva.

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2 Comentários »

  1. Realmente vem surgindo novas marcas de aveia, mas não acho que uma repaginada no visual do garoto propaganda vai alavancar vendas ou mudar a percepção do consumidor – até porque as alterações foram sutis. Como consumidora compulsiva do cereal e como aveia é tudo igual, compro a mais barata. Engraçado que ultimamente a mais barata é justamente a Quaker… “Larry tem cara de bolinho de chuva” foi demais, Tati!!
    Bjão.

    Comentário por Vaninha — 2012/03/30 @ 09:30

  2. Concordo que o visual do tiozinho nao me influencia na escolha da aveia. Adoro a quaker porque os tipos instantaneos ainda sao os melhores. Por estas bandas o pessoal associa bastante a aveia com alimentacao saudavel e controlar algumas doencas, entao faz todo sentido o novo marketing. De uma pesquisada tambem no marketing to honey nut falando que reduz o colesterol.

    Comentário por Angelica — 2012/03/31 @ 12:12


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