O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/29

PAROU POR QUÊ?

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 07:35

Há um tipo de informação que deveria ser extirpada da programação de rádios e TVs: a situação do trânsito na capital paulista. Todos os dias os pontos de congestionamento são EXATAMENTE os mesmos.
Entre mensagens de texto e emails, os ouvintes fazem perguntas do tipo: “Como está a Radial sentido centro?”; “Como está a chegada a São Paulo pela Anchieta?”.
Dentro de poucos minutos, as respostas: “A Marginal do rio Tietê sentido Castelo Branco totalmente parada da ponte Cruzeiro do Sul até a Ponte das Bandeiras pela pista local”; “Na Dutra, do 223 ao 225, você anda devagar”; “A chegada a São Paulo pela Imigrantes está complicada”; “Dificuldades também na praça Campo de Bagatele até a avenida do Estado”; “A Brás Leme está congestionada nos dois sentidos”; “A Radial está ruim em direção ao centro desde o viaduto Conselheiro Carrão até o Guadalajara”; “O corredor Norte-Sul travado em direção ao aeroporto”.
Isso é como o Carnaval: se os desfiles das escolas de samba ou os festejos de rua do Recife do ano retrasado forem reprisados por engano ninguém vai notar a diferença.
Em dias de tempestades tudo fica mais óbvio ainda. Os pontos de alagamento também são clássicos, assim como os semáforos que param de funcionar. Acreditem, tem gente que num dia de céu escuro ao meio-dia insiste em circular por essas piscinas.
Seria elementar culpar as estações de rádio ou as TVs pelo lenga-lenga diário, mas existe uma demanda por esse tipo de informação. Por que, já que todo mundo sabe que há trânsito na cidade? Por que os ouvintes insistem em perguntar, diariamente, a situação das avenidas, das pontes, viadutos? Falta do que fazer dentro do carro parado? Masoquismo? Burrice? Ou ter o prazer de ouvir seu nome dito no rádio?
Manchete seria o dia em que todos esses mesmos pontos de engarrafamento amanhecessem livres e desertos. Como isso não acontece nunca, jornalistas e ouvintes poderiam ocupar o tempo reservado ao trânsito com qualquer outro tema: a morte da bezerra ou o horóscopo.
Definitivamente o trânsito na cidade não é notícia e, por esse motivo, em nome do bom Jornalismo, deveria ser um assunto banido. Além de chato, contribui apenas para aumentar a sensação de que vivemos o feitiço do tempo.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Esse jornalismo cansativo não é só na capital paulista …BH anda do mesmo jeito!

    Comentário por Meiry — 2012/03/29 @ 12:29

  2. Por esse motivo, troquei o telejornal da manhã por irrigar minhas hortênsias. Sem contar que as flores agradecem e eu começo o dia de bom humor…Parabéns pelo texto. Bernadeth Rocha

    Comentário por bernadethrocha — 2012/03/29 @ 15:51

  3. Querrrida, a CPTM e o Metrô andam se encarregando de atualizar as notícias, isto é, de modificar os jargões!

    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2012/04/02 @ 19:50

  4. Mais um texto primoroso!

    Comentário por picida ribeiro — 2012/04/04 @ 07:08


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: