O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/27

A CAPA QUE FALTAVA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:22

Uma matéria do “The Wall Street Journal” diz: “Se a mulher que está ao seu lado no trem parece excepcionalmente distraída no seu livro eletrônico, talvez exista uma boa razão”.
Segundo o artigo, a “boa razão” seria a privacidade garantida pelos livros eletrônicos e outros gadgets. Gêneros românticos e eróticos estão vivendo um boom de vendas.
“Kindles, iPads e Nooks são os mais recentes papéis de embrulho marrom”, diz Brenda Knight, editora-associada da “Cleis Press”, especializada em literatura erótica desde 1980.
As editoras tradicionais também estão lançando versões digitais destes gêneros por causa da grande demanda. Até o final do mês, a “HarperCollins UK” lançará uma coleção com um slogan bem ambíguo: “prazeres privados com o aparelho manual”.
Uma das entrevistadas, Tori Benson, “casada, 41 anos, mãe”, lê de 10 a 15 livros por semana, metade deles de conteúdo erótico. Ela começou a ler romances quando era jovem e migrou para o gênero quando comprou seu primeiro Kindle. Hoje ela tem dois. A filha de 10 anos se refere a um deles como ‘o leitor mal comportado da mamãe’.
Tori Benson diz que o formato digital a ajuda a superar o constrangimento. Ela escreve resenhas sobre romances para os sites “Smexybooks.com” e “Heroes and Heartbreakers”.
Ela conta que não leria esses livros nas versões impressas se estivesse na frente de outras pessoas. “Algumas capas são muito explícitas”, conta.
Na seção de erotismo do site da editora “Mischief Books” os títulos são marcados por ícones. As algemas querem dizer “pervertido”. Uma palma da mão levantada significa “disciplina”.
A editora “HarperCollins” diz que planeja lançar pelo menos 60 títulos do gênero este ano. “As pessoas percorriam um longo caminho até o balcão da seleção erótica, mas isso hoje é passado”, fala Adam Nevill, diretor editorial da “Mischief Books”.
O gênero já tem até um best-seller, “Fifty Shades of Grey” (“50 Tons de Cinza”, ao pé da letra), de E L James, uma mãe britânica e ex-produtora de TV.
Trata-se de um romance sobre um caso de amor entre uma universitária e um bilionário executivo com várias referências contemporâneas, como computadores da Apple, personal trainers e músicas de bandas como Snow Patrol e Kings of Leon.
“Fifty Shades” foi lançado em maio por uma editora australiana independente e no outono já era a grande sensação nos Estados Unidos.
Na semana passada, a “Vintage Books” adquiriu os direitos de publicação da editora australiana para as próximas duas edições da série.
A facilidade de baixar o conteúdo para os e-livros é outro grande fator de crescimento das vendas dos títulos eróticos.
As fãs do gênero contam que além das histórias de amor, gostam das heroínas – “educadas, profissionalmente bem sucedidas e moralmente centradas que são pegas por um inesperado e intenso desejo sexual”.
Outro título de sucesso é “Flat-Out Sexy”, que mostra a tórrida atração entre um corredor do circuito Nasca e a viúva de um motorista que morreu num acidente.
O gênero romântico – que inclui o romance tradicional, passa pelo romance cristão e chega ao erotismo – representa 17% das vendas dos livros de ficção, diz Brent Lewis, vice-presidente da área digital da editora “Harlequin”.
Agora cerca de 40% dos leitores compram a versão digital.
Sabrina e Julia são coisa do passado. Ou do futuro?

Anúncios

1 Comentário »

  1. Na realidade, sinto-me um pouco triste, porque acredito que num futuro não tão distante (acho que nossa geração não viverá para ver isto) as bibliotecas serão extintas…
    Parabéns pelo ótimo post, Tati!
    Bjão.

    Comentário por Vaninha — 2012/03/29 @ 09:51


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: