O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/18

TESOUROS DE UMA VIDA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:27

As fotos – publicadas hoje no jornal “The Daily Mail” – chamaram a atenção. Trata-se da casa de Olive Taylor, de 87 anos, ex-empregada doméstica e moradora de Brighton (Inglaterra).
“A porta de entrada da casa dela é um cânion de lixo em decomposição. Roupas velhas, latas de doce e brinquedos estão empilhados até quase o teto”, diz a matéria.
Olive tem um mês para se livrar da bagunça ou será despejada. A ordem chegou depois da reclamação de vizinhos sobre pilhas de frutas estragadas, embalagens de comida e jornais fora de casa.
Olive, no entanto, justifica-se dizendo que não oferece nenhuma ameaça de saúde ou que exista algum sinal de animais daninhos em sua casa. Segundo ela, o acúmulo é intencional: tudo será doado para a reciclagem. Ela conta já ter conseguido 90 mil libras em objetos de metal que juntou desde 1978. Diz ainda que doa o dinheiro para uma instituição que cuida de cachorros-guia para cegos.
Olive é uma “hoarder”.
“Hoarders” são pessoas que juntam de tudo dentro de casa durante uma vida. Tudo mesmo. As montanhas de lixo chegam ao teto, entopem todos os cômodos da casa, atulham escadas e até o jardim ou o quintal. Em português, as palavras mais próximas seriam “acumulador”, “colecionador”.
Mais do que falta de organização ou reles bagunça, “hoarding” é uma doença na qual o portador sofre de aquisição excessiva e é incapaz de descartar objetos que parecem sem uso ou sem valor.
A casa vira um chiqueiro e o problema acaba limitando atividades básicas da pessoa, como cozinhar, andar dentro de casa ou dormir e pode se tornar perigoso porque gera riscos de incêndio, desabamento e problemas de saúde.
Ainda não está claro se o comportamento é um distúrbio isolado ou sintoma de outra condição, como o transtorno obssessivo compulsivo (toc).
No Brasil, um caso famoso foi de uma velhinha no bairro do Itaim Bibi há muitos anos.
Depois de sumir por alguns dias, ela foi encontrada dentro de um Fiat 147 que estava na garagem. Quando entraram na casa descobriram lixo acumulado havia 20 anos. As autoridades sanitárias retiraram 24 caminhões de lixo de dentro do sobrado.
Quem quiser conhecer mais sobre o assunto, há uma série impressionante no canal “A&E”, além de DVDs com as temporadas completas.

Vejam um trecho AQUI

Anúncios

4 Comentários »

  1. Tremendo distúrbio. Essa da velhinha do Itaim foi incrível.
    O ser humano é bicho complicado, não?

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2012/03/18 @ 11:10

  2. Voltei.

    Chame comigo, Tati: _ Ricardoooooo!!!

    Não há sobrevivência bloguística sem as tiradas dele, gente. Definho de saudade.

    Beijocas nos dois.

    Comentário por Selma Barcellos — 2012/03/18 @ 11:12

  3. No Discovery Home & Health, passa uma série sobre o tem que se chama “Acumluadores”. As histórias são muito tristes, pois em geral os acumuladores são abandonados pelas famílias e têm muita dificuldade para se livrarem de suas “coleções”, isso quando conseguem.

    Ainda no mesmo canal, uma série interessante é a “Chega de bagunça”, que mostra casas bagunçadas, de gente desorganizada, nada muito compulsivo, tanto que o programa sempre termina com a casa em ordem e a família feliz.

    Comentário por lusacardoso — 2012/03/18 @ 12:52

  4. boa tarde, Tatiana
    descobri seu blog via blog da Selma. já me apresentei.
    História incrível das velhinhas, e triste. Acontece que aqui pertinho no Jardim Botânico, praça Pio XI, tivemos e convivemos com essa situação.duas irmãs, evidentemente com algum problema psíquico acumularam lixo em seu apartamento anos. saíram internadas..não soubemos mais por onde andam. muito triste. Quem limpou o apartamento foi a Comlurb.(dep.limpeza. pública da cidade) foram caminhões (?) de lixo.
    E bom descobrir seu Blog
    paulinho

    Comentário por Paulinho Lima — 2012/03/18 @ 17:42


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: