O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/17

EU ACREDITO EM DUENDES

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:40

Hoje comemora-se o Saint Patrick´s Day (Dia de São Patrício). Em São Paulo, diversos bares se preparam para a festa que, tal o Halloween, pouco tem a ver com a nossa cultura – ela celebra a chegada do Cristianismo na Irlanda.
Sabendo ou não das motivações da festa, vários paulistanos lotarão “pubs” vestidos de verde com apenas um objetivo: tomar cerveja (segundo a tradição, quem não usa verde é beliscado).
As informações sobre a vida de Saint Patrick são desencontradas e fantasiosas. Sabe-se que ele nasceu no País de Gales, mas foi sequestrado e levado para a Irlanda – como escravo – aos 16 anos. Durante o tempo em que permaneceu prisioneiro, trabalhou como pastor de animais, longe das pessoas. A religião teria sido seu consolo nesse período solitário.
Depois de seis anos – ao ouvir uma voz que acreditou ser de Deus – ele conseguiu escapar e caminhou mais de 320 quilômetros até alcançar a costa irlandesa.
Daí Saint Patrick teria tido sua segunda revelação: um anjo teria aparecido em seus sonhos para dizer que ele deveria retornar à Irlanda como missionário.
Então ele começa seu treinamento religioso e em 15 anos é ordenado padre. Preparado, volta à Irlanda.
Originalmente a cor associada ao santo era o azul. O verde começou a ser usado no século 17. Segundo a lenda, Saint Patrick utilizava um trevo de quatro folhas para explicar a Santíssima Trindade aos irlandeses pagãos. Dizem ainda que o santo teria livrado a ilha de cobras venenosas.
Sua morte teria ocorrido em 17 de março de 461.
O dia é marcado por celebrações religiosas – na parte da manhã – seguida de muita comida, bebedeira, danças e músicas típicas. O prato tradicional da festa é carne enlatada com repolho.
Os mascotes da festa são os duendes irlandeses. Conhecidos como “leprechauns”, são guardiões de vários tesouros escondidos. Dizem que eles sinalizam com laços verdes a árvore que guarda um pote de ouro.
Os “leprechauns” gostam de álcool e segundo algumas tradições, trabalham em destilarias.
Diversas paradas em homenagem ao padroeiro da Irlanda acontecem em todo mundo – cem apenas nos Estados Unidos.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: