O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/11

MISTER M CERVEJEIRO

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:25

Hoje o tema é polêmico para quem gosta e entende de cerveja.
Num artigo para o site “Slate”, o jornalista Mark Garrison defende a ideia de que cerveja deve ser consumida quente. Gelada ela só serve para mascarar o péssimo sabor.
“Não acredite na Coors e na Budweiser – baixas temperaturas arruinam a boa cerveja”, diz o subtítulo.
“As grandes cervejarias sabem que sua bebida tem pouco a oferecer em termos de sabor e aroma, então o marketing enfatiza a refrigeração extrema. Se uma bebida não pode proporcionar sabor, pelos menos quem bebe pode sentir algo na língua quando o líquido está hipergelado”, diz ele.
Ele começa o artigo descrevendo o dia em que bebeu a pior cerveja de sua vida: uma “Pennant Ale”. “Como uma boa cerveja pode ficar tão ruim? Estava velha? Não. Foi servida displicentemente? Não posso dizer isso. Servida num copo sujo? Não. O problema é que ela estava muito gelada”. Além disso, foi servida numa caneca congelada.
Mark diz que praticamente não existe cerveja que valha a pena ser bebida abaixo dos 40º F (cerca de 4,4º C). Algumas até ficam melhores em torno dos 55º F (12,7º C).
“Mas entre em qualquer bar – mesmo os que levam o negócio a sério – que provavelmente te servirão uma cerveja próxima ao congelamento e numa caneca congelada”.
Como certos compostos aromáticos não se volatilizam em baixas temperaturas, eles não soltam seu aroma no colarinho. “Falando sinceramente, o cheiro que a cervejaria quer que você sinta é restrito. Qualquer componente frutado ou floral está literalmente no gelo”.
As bebidas perdem gás carbônico conforme a temperatura aumenta. O frio só eleva a sensação de formigamento causada pelo gás.
Segundo ele, as temperaturas “frígidas” são ideais para cervejas leves e sem gosto das grandes marcas.
A necessidade de servir bebidas variadas a diferentes temperaturas é amplamente entendida em termos de vinho e destilados. “O mais profundo conhecedor jamais colocaria uma garrafa de vinho tinto no gelo. Um bartender sabe que a pessoa que pede um uísque ou uma boa marca de conhaque sem gelo está jogando dinheiro fora”.
No entanto, esse conhecimento não existe entre os que tomam cerveja. Para Mark, será necessário um bom tempo para superar o marketing da cerveja gelada.
“A melhor experiência acontece quando a cerveja é servida num copo em temperatura ambiente”.
Bom, #ficaadica para quem não é fã de cerveja justamente por seu sabor amargo: quanto mais gelada, mais vai ter gosto de água gaseificada.

Leiam o artigo completo AQUI

Anúncios

3 Comentários »

  1. Beberia com prazer uma cerveja na temperatura de 12,7ºC se estivesse na Inglaterra ou na Alemanha. Agora, aqui nos Trópicos, com o calor de 40º e subindo, com cervejas leves e de baixo teor alcoólico, desculpe, meu querido Mark Garrison, mas só se for gelada. Aliás, esse papo me deu uma sede…

    Comentário por Joubert — 2012/03/11 @ 12:09

  2. …um bom exemplo é a Cerveja Guinness – em temperatura ambiente é bem melhor!!! Aliás, tenho uma longa história sobre a mesma!!! Aproveitando: Feliz Aniversário Tati!!! Toda Felicidade para você, sempre!!! Saúde, Paz, Amor, Sucesso, e tudo mais que desejar!!! Parabéns!!! Bjos…

    Comentário por Alessandro Martins — 2012/03/12 @ 05:22

  3. Num país tropical como o nosso, é simplesmente impensável beber cerveja quente! Esse cara já esteve em algum país de clima de quente?
    Beijos.

    Comentário por Vaninha — 2012/03/12 @ 11:05


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: