O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/07

PÔSTER DO DIA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:31

Todas as manhãs Johnny Selman repete seu ritual: dar uma geral no noticiário da BBC e escolher a manchete que mais lhe agrada para representá-la em forma de pôster.
“Em 2010 decidi criar um pôster diariamente, durante 20 dias, inspirado numa das notícias”, diz ele.
Deu tão certo que a ideia virou tema para seu trabalho de conclusão de curso de Artes da Universidade de São Francisco. Expandida para os 365 dias do ano, Johnny a chamou de “BBCx365”.
O objetivo, segundo ele, é promover a consciência dos americanos sobre os acontecimentos globais. “Cidadãos americanos sabem muito pouco sobre assuntos de interesse geral e menos ainda sobre coisas que acontecem fora de seu país – como disse uma reportagem do ‘The Washington Post em 2006’”.
Outra meta é transformar informações complexas em pedacinhos “digeríveis”.
“A variedade de assuntos tornou o projeto excitante”, conta Johnny. Por esse motivo, ele inventou um parâmetro rígido de design para assegurar que teria uma cara ao fim do dia.
Johnny explica que tudo começou num dia 12 de abril com uma manchete dando conta de um choque entre tropas do governo e protestantes na Tailândia que resultou em 21 mortes.
Há dias em que, inevitavelmente, o noticiário está fraco. Mesmo assim ele tenta dar um senso de urgência e importância a cada história na esperança de que as pessoas se inspirem também por esses dias de notícias mais mornas.
O segredo, segundo ele, está em ser corajoso, usar o mínimo de elementos possível, cores únicas, sem nuances, tipografia central, fazer uso da paródia, da sátira, dos trocadilhos visuais e, quando possível, do humor.
No site de Johnny estão disponíveis todos os pôsteres. Em cada um ele coloca a notícia da BBC que o inspirou.
Acima, o pôster da esquerda é uma representação a partir do dado das Nações Unidas de que as crianças da Somália são as mais subnutridas do mundo.
Já o da direita faz menção a um caso que mobilizou os Estados Unidos: a absolvição de Casey Anthony, acusada de ter assassinado a filha de 2 anos.

Visitem o site AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: