O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/03/05

MC IGNORÂNCIA

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 08:35

“Ursinhos panda, Teletubbies, Ronald McDonald. À primeira vista eles não têm muito em comum além de um certo apelo infantil. Mas durante uma visita a Bangcoc talvez você descubra outro traço que esses ícones pop agora dividem: sua semelhança com Adolf Hitler”.
É desta forma que começa uma reportagem do site “CNN Ásia” informando sobre uma moda bem estranha entre os jovens da capital tailandesa. A tendência já ganhou até nome: “Nazi chic”.
Segundo o site, não é difícil cruzar com meninas usando camisetas que estapam a imagem do ditador com jeitão de desenho animado.
As camisetas custam entre 200 baht e 370 baht  (entre 7 e 12 dólares) e alguns modelos são para casais. A que traz “Adolf McDonald” versão feminina usa cabelo fucsia, batom, cílios longos e um sorriso tímido.
“Alguns estrangeiros ficam preocupados quando veem as camisetas em promoção. Vêm aqui e reclamam”, conta Hut, o dono de uma pequena loja.
Segundo ele, os itens mais populares de seu estabelecimento são os “McHitler” e caricaturas de Michael Jackson, Che Guevara e Kim Jong-Il.
Do lado de fora da loja há um grande joão-bobo de Hitler que tem o braço esquerdo motorizado e consegue fazer a famosa saudação nazista. O dono conta que as pessoas adoram tirar foto ao lado dele.
“Não é que eu goste do Hitler, mas ele parece engraçado e as camisetas são bem populares entre os jovens”, insiste Hut.
Além dos que reclamam com Hut, há mais gente insatisfeita, como o embaixador de Israel na Tailândia. Itzhak Shoham trabalha bem ao lado da loja. “As pessoas não querem ter memórias do período nazista banalizadas desta maneira. Isso fere o sentimento de todos os judeus e de todas as pessoas civilizadas”, diz o embaixador.
Recentemente ele disse a Hut: “Não me importa o boneco; apenas tire o rosto dele”.
Atualmente o “McHitler” está com a face coberta com uma máscara estilo atleta de luta livre.
Em outras lojas, o “Panda Adolf” repousa entre Smurfs, pop stars e personagens de mangá japoneses.
Além de bandeirinhas nazistas, os compradores procuram pôsteres com propagandas do Terceiro Reich e flâmulas e capacetes com o símbolo nazista.
Enquanto uns reclamam, outros estrangeiros consideram o “Nazi chic” apenas um aspecto peculiar da cultura jovem tailandesa.
“Aposto que alguém vai dizer: ‘ o mundo dos adolescentes está muito ignorante’. Mas eu duvido que eles saibam o que tudo isso significa”, diz Mark Goldberg, de New Orleans.
Bingo. Segundo o site da “CNN Ásia”, a maioria dos jovens sabe muito pouco sobre os nazistas e os crimes que eles cometeram.
Infelizmente o “Nazi chic” não se restringe apenas à Tailândia. O mau uso dos símbolos nazistas é comum da Índia ao Japão.
Na Coreia do Sul e no Japão o estilo é bastante usado para o “cosplay” (reuniões em que os jovens se fantasiam de algum personagem ficcional, principalmente de animes e mangás).
Depois somos nós, brasileiros, que temos a memória curta.
Lamentável. Pelo jeito, o fim do mundo deve acontecer mesmo em 21 de dezembro deste ano.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Geenteeee! que horrooorrr!!

    Comentário por picida ribeiro — 2012/03/05 @ 23:18

  2. É realmente a banalização de um dos períodos de maior terror da história da humanidade. Esses jovens não assistiram Operação Valquíria ou Bastardos Inglórios (só pra ficar entre os filmes mais recentes encenados por astros de 1ª grandeza de Hollywood)? Apesar disso, olhei para as fotos que ilustram o post com o rosto de Hitler na moldura McDonalds e não pude deixar de pensar “Palhaço!”.

    Comentário por Vaninha — 2012/03/06 @ 09:47

  3. Os asiáticos não tem conhecimento das ações dos nazistas, da mesma forma que nós não temos conhecimento do que fizeram os japoneses aos chineses,tailandeses, australianos …

    Comentário por chico — 2012/03/12 @ 12:14


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: