O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/02/13

O MAGO NÃO É SOPA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:17

Pode-se gostar ou não da produção literária de Paulo Coelho, mas quando ele se mete em alguma polêmica seu posicionamento merece ser reconhecido. Os tempos loucos não afetaram sua lucidez.
Há cerca de quatro anos, durante um jantar com personalidades do mundo todo no Kongress Hotel, na Suíça, ele reagiu a um comentário feito pelo regente da Filarmônica de Boston, Benjamin Zander.
Na ocasião, o regente disse que depois de um concerto no Brasil mulheres levantaram a roupa e mostraram tudo. E concluiu: “Você sabe como são as mulheres brasileiras quando querem demonstrar alegria…’”.
Eis que Paulo Coelho se levanta no meio da platéia – que gargalhava – e grita: “Eu sou brasileiro, estou ofendido com o seu comentário”.
A atitude do Mago rendeu até um post neste blog.
A polêmica da vez é o projeto de lei antipirataria que tramita no Congresso Americano: o Sopa (“ Stop Online Piracy Act”).
Num texto publicado em seu blog, o Mago deixa bem claro de que lado está: “Piratas do mundo, uni-vos e pirateai tudo que já escrevi!”. A opinião do escritor foi tema de um artigo no jornal “The Guardian” há duas semanas.
Segundo o escritor, a lei – se aprovada – vai afetar todo o planeta.
“Os bons tempos, quando cada ideia tinha um dono, se foram para sempre. Primeiro, porque tudo que todo mundo faz é nada mais que reciclar os mesmos quatro temas: uma história de amor entre duaas pessoas, um triângulo amoroso, a luta pelo poder e a história de uma jornada. Segundo, porque todos os autores querem que se leia o que eles escrevem, seja num jornal, blog, panfleto ou muro. Quanto mais ouvimos uma música na rádio, mais queremos comprar o CD. É a mesma coisa com a literatura.
Quanto mais as pessoas ‘pirateiam’ um livro, melhor. Se eles gostam do começo, eles comprarão o livro inteiro no dia seguinte, porque não existe nada mais cansativo do que ler longos trechos de texto na tela do computador”, escreve o Mago em seu blog.
Os cri-críticos podem argumentar que Paulo Coelho se manifesta desta forma porque já ganhou dinheiro suficiente graças aos milhões de livros que já vendeu.
Claro. Há muito tempo o escritor não tira seu sustento da comercialização de suas obras. Uma palestra vale mais do que milhões de exemplares vendidos.
Louvável é ele tornar pública sua opinião.
É isso aí, Mago, chega de hipocrisia. Agora só falta cumprir a promessa de fazer chover.

P.S.: Nos próximos dias estarei em Cartagena.
Bom Carnaval pra todo mundo. Novos posts a partir de 22/02. Até!

Anúncios

2 Comentários »

  1. Ah! a gloria de poder dizer exatamente o que se pensa…

    Comentário por picida ribeiro — 2012/02/17 @ 13:37

  2. Apoiados! (PC, por assumir o posicionamento, e a Tati, pelo primor do título do blog).
    Abç, boa viagem!
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2012/02/21 @ 10:32


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: