O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/01/29

VARIAÇÕES SOBRE O MESMO TEMA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:59

Toda semana, aos buscar assuntos para este blog, encontro pelo menos um trabalho de artista dando uma nova interpretação às princesas dos contos de fada e personagens femininas da Disney.
Pois o tema me venceu pelo cansaço – não tanto pela originalidade – e até ganhou este post hoje. Entre fotografia, manipulação digital e pinturas, são mais de dez trabalhos sobre as personagens.
Uma das primeiras a explorar a imagem das princesas foi a fotógrafa canadense Dina Goldstein, que há cerca de três anos criou a série “Fallen Princesses”, que retrata com modelos reais como seria o cotidiano das princesas depois do “e viveram felizes para sempre”.
Branca de Neve tem um marido folgado e três filhos; Bela vira refém das cirurgias estéticas; Chapeuzinho Vermelho engorda por causa dos quitutes da avó; e Rapunzel aparece numa cama de hospital – aparentemente com câncer – e por isso tem de usar peruca.
Entre os pesquisados, é o trabalho mais interessante.
Depois de Dina veio a leva de “releituras”.
O ilustrador americano Jeffrey Scott Campbell criou uma versão sexy em forma de quadrinhos colocando Alice, Branca de Neve, Pequena Sereia, Bela Adormecida e outras como personagens de HQ. A ideia deu tão certo que Jeffrey lançou “Fairy Tale Fantasies” em versão calendário 2012.
A finlandesa Jirka Väätäinen – estudante de Design Gráfico numa universidade inglesa – optou por uma versão mais realista. Unindo foto, ilustração e manipulação de imagens, ela criou pinturas realistas. É como se as próprias princesas estivessem posando para ela.
Já o ilustrador Dante Tyler pensou em algo mais comercial e transformou as princesas em musas fashion. Cada uma delas aparece magra, mas cheia de curvas, em capas fictícias da revista “Vogue”. Bem original.
Interessante também é o trabalho da artista ucraniana Viktoria, de apenas 17 anos. Ela criou uma série de princesas “hipsters” (as que ilustram este post).
Mais ou menos na linha moderninha é a série de desenhos de Timothy John Shumate, que encheu as princesas de tatuagens.
Eu já partiria para algo mais brasileiro: colocaria Branca de Neve ou Bela Adormecida grávidas de quadrigêmeos ou cantando Michel Teló.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: