O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/01/26

DIA DE PRINCESA

Filed under: Diário de bordo — trezende @ 10:02

Mesmo que tentemos fugir da maldição de termos surgido como nação por meios tortos, a História está aí para nos lembrar dos detalhes.
A Ilha Fiscal, famosa por ter sediado o último baile do Império, inicialmente tinha outro nome: Ilha dos Ratos. Muito mais apropriado à nossa sina com as ratazanas.
A festa, realizada em homenagem aos oficiais do navio chileno Almirante Cochrane, aconteceu apenas seis dias antes de a República virar realidade.
Há controvérsias quanto ao número de convidados. A guia local fala em 2 mil, mas o site da “Riotur”, em mais do que o dobro disso: 5 mil.
Um quadro que retrata a esbórnia e as “nuvens negras” da República se aproximando está exposto na sala de estar do castelo. A pintura original, de Francisco Figueiredo, está no Museu Histórico Nacional.
Todos os móveis e objetos que repousam no térreo do “Castelinho” – como o lugar informalmente é chamado – são réplicas dos originais. Assim como no dia do baile, os móveis ficaram escondidos no porão.
A sala principal e a sala de jantar anexa impressionam pela pompa: muito cristal, muita madeira, muito brilho, muito ouro. Are baba. O baile deve ter sido realmente de arromba. Tudo devidamente importado.
Em outras duas salas há uma pequena exposição sobre o vestuário e alguns objetos pessoais dos convidados. O convite original do baile também está numa das vitrines.
Os outros espaços do castelo – com goteiras e infiltrações – resumem-se em promover as ações da Marinha em território nacional e na Antártica.
Hoje o acesso à ilha pode ser feito de escuna ou de micro-ônibus – ambos a partir do Complexo Cultural da Marinha. Mas durante 41 anos o trânsito entre o continente e a ilha era realizado apenas pela baía de Guanabara. A ponte é uma construção de 1930.
Os mais afortunados podem brincar de Monarquia, Império ou República no local, já que a ilha é alugada até para festa de debutantes. Pagou, levou.

Vejam fotos AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: