O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/01/11

AIR FASHION WEEK

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:02

As semanas de Moda do Rio e de São Paulo estão aí.
A dica para o holandês Cliff Muskiet é que ele organize seu próprio desfile. Material para isso não lhe falta. Cliff tem uma coleção com 1.068 uniformes de 420 companhias aéreas de todo o mundo – de “Adria Airways” (Eslovênia) a “Zoom Airlines” (Reino Unido).
Desde a infância Cliff é fascinado pelo mundo da aviação. Ele colecionava tudo o que levasse o nome ou o logotipo da companhia aérea, como pôsteres, cartões postais, adesivos, tabela com horários de voos, instruções de segurança e maquetes.
Em 1980 ele ganhou o primeiro uniforme da mãe de um de seus amigos. Ficou tão animado que logo quis ter outros. “Em 1982 soube que duas companhias que operavam voos fretados trocariam seus uniformes. Entrei em contato e fui convidado a ir buscar uma coleção fora de linha”, conta ele no site.
Entre 1982 e 1993 não se esforçou muito para conseguir novos itens. “Algo do qual eu me arrependo muito porque hoje eu teria muitos, muitos mais”.
A maioria dos uniformes foi obtida a partir de 1993. O fato de ter sido comissário de bordo da KLM facilitou a formação da coleção porque sempre visitava companhias locais para conseguir novidades.
Percorri todos os modelos da coleção de Cliff.
A maioria segue o padrão que conhecemos: calça social, saia na altura dos joelhos, camisa branca, tailleur, lenço no pescoço, sapato preto, boina ou quepe.
O que torna tudo interessante são os detalhes: a variedade dos broches, o bom gosto na escolha das estampas, a criatividade na amarração dos lenços, a combinação de cores e o design dos quepes.
Por motivos óbvios, as peças mais variadas e de bom gosto são as das grandes companhias, como  “Air France”, “Iberia” (lindas), “American Airlines”, “United Airlines” e “Air Canada”, com peças que vão dos anos 50 e 60 até hoje.
O destaque é uma coleção da “American Airlines” usada em voos para o Havaí entre 1982 e 2001. Em vez das peças-padrão, quimonos estampados.
Há também os coloridos – “Ghana Airways” (Gana), “Hawaiian Airlines” (Havaí), “Malaysia Airlines” (Malásia) – e o chique (“Kuwait Airways”).
Outros são bem inusitados, como os da “Kenya Airways” (vão servir ou sair pra caçar?); os da “Welcome Air”, da Áustria (que mais parece a vitrine das lojas “Criatiff”), os da “Hapag-Lloyd Express”, Alemanha (vão trabalhar na Fórmula 1?); os da “Gulf Air, do Bahrein (perfeitos para Jeannie, É Um Gênio) e os da “Braniff International”, EUA (totalmente surreais, têm até capacete).
O Brasil está representado por “Gol” (realmente horríveis), “Ocean Air”, “Tam”, “Varig” e “Vasp”.

P.S.: Acima, parte das coleções da “Tap” (Portugal) e da “TWA” (EUA).

Visitem o site AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Resultado muito legal! O cara tem muito talento mesmo!

    Comentário por picida ribeiro — 2012/01/11 @ 10:50


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: