O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/12/16

CHURRASCO PARA TODOS

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 07:11

Existem protestos e protestos. Há os que apelam para o gás lacrimogênio, os que batem panelas, os que “ocupam” Wall Street e até os que já pintaram a cara sem saber muito bem para que.
Na Espanha, um grupo de ativistas dos direitos dos animais encontrou uma maneira altamente criativa de fazer com que as pessoas considerem a ideia de deixar de lado o consumo de carne.
O grupo internacional “AnimaNaturalis” serviu sua mais recente campanha contra a crueldade animal num prato gigante de carne humana colocado no meio da praça de um mercado em Barcelona.
A ativista ficou nua sobre o prato – com sangue de mentirinha e acompanhamentos – mesmo com a baixa temperatura e o movimento de passantes. Enfim, uma legítima maminha na manteiga.
Ao lado dela, os outros protestantes do grupo seguravam uma faixa com os dizeres: “Quanta crueldade você é capaz de engolir?”.
Segundo o jornal “Daily Mail”, “a julgar pela reação das pessoas no centro de Barcelona, os ativistas certamente deram a oportunidade de o povo pensar no assunto”.
Aida Gaston, diretora do “AnimaNaturalis”, declarou que todos os anos eles fazem uma campanha porque creem que as pessoas podem ficar mais sensíveis aos problemas dos animais.
A coordenadora da campanha, Alba Mangado, afirmou que “o consumo de carne é um hábito que pode ser deixado de lado perfeitamente”.
Apesar de radical, a inventividade do grupo precisa ser aplaudida. Além da recente maminha na manteiga, em maio deste ano eles realizaram um protesto contra a indústria do leite na Cidade do México.
Desta vez, uma ativista fez as vezes de vaca – nua e com mangueiras que saíam dos peitos representando ordenhadeiras mecânicas. As mangueirinhas terminavam num balde de leite “fake”. Um cartaz na frente dizia: “O leite é para os bezerros”.
Segundo o grupo, o objetivo era alertar o público sobre o modo como opera a indústria de laticínios e mostrar a crueldade a que as vacas são submetidas nas fábricas de produção de leite – como a aplicação de hormônios e as inseminações artificiais.
Também na Cidade do México, em fevereiro, 300 ativistas seminus mostraram-se contra as touradas. Deitados na Praça Monumental da cidade, tinham os corpos cobertos com “sangue” e “lanças” cravadas na pele.
Fundado em 2003, o “AnimaNaturalis” marca presença na Espanha e em alguns países da América Latina, como o Brasil.
Em seu site, o “AnimaNaturalis” destaca ainda a decisão da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo de instituir o projeto “Segundas sem Carne”, que introduz receitas à base de proteína de soja na merenda escolar. Os pratos vegetarianos serão servidos inicialmente a cada 15 dias para 626 mil alunos.
Dados do grupo dão conta de que a indústria de carne resulta na morte de 50 bilhões de animais todos os anos – milhares deles durante as festas de Natal.
O peru que nos perdoe, mas ceia de Natal é fundamental. Que eles se queixem com o Obama.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Que prato! Deu até vontade de comer…

    Comentário por Joubert — 2011/12/16 @ 12:04

  2. Tudo muito certo: slogans criativos, fotos, tudo coberto de razão,mas Deus do ceu não consigo abrir mão dos meus bifes,picanha etc etc…
    * O comentario acima foi bom rsrsrs

    Comentário por picida ribeiro — 2011/12/16 @ 14:13


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: