O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/12/15

ESCOLA BENETTON DE POLÊMICAS

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:39

Toda vez que uma campanha publicitária cutuca personagens católicos alcança o efeito desejado: atrair o interesse de católicos, ateus, carnívoros, vegetarianos, destros e canhotos.
Foi assim há cerca de um mês com a campanha “Unhate”, da Benetton, que divulgou outdoors com montagens de líderes mundiais se beijando na boca. Um dos cartazes, colocado a poucas quadras da Praça São Pedro, retratava Bento XVI osculando Ahmed Mohamed el Tayeb, da mesquita de Al Azhar, no Cairo.
Claro que a campanha teve de ser retirada de circulação – mas até aí a Benetton já tinha caído na boca do povo.
Pois a St. Matthew-in-the-city, em Auckland (Nova Zelândia), é uma espécie de Benetton das igrejas. Adora causar uma polêmica.
A imagem acima – que faz parte da campanha de Natal deste ano – mostra o espanto de Maria ao descobrir o resultado do teste de gravidez.
No site da igreja – anglicana –, o pároco Glynn Cardy se explica: “O Natal é real. É sobre uma gravidez real, uma mãe e uma criança real. É a genuína ansiedade, coragem e esperança. Independentemente de qualquer premonição, a descoberta deve ter sido chocante. Maria não é casada, é jovem e pobre. Essa gravidez moldará seu futuro. Ela certamente não é a primeira nem a última mulher a passar por essa situação. Apesar de nos fazerem crer que o Natal é agradável – com decoração cintilante, Papai Noel, renas e músicas – há outras realidades. Muitos estão sofrendo. Seja pela falta de dinheiro, pela saúde ruim, pela violência ou outras dificuldades. A alegria do Natal é trocada pela ansiedade”.
O outdoor foi instalado na fachada da igreja ontem à noite e ficará exposto até o dia de Natal.
Não é a primeira vez que a St. Matthew-in-the-city rende assunto na imprensa. Há dois anos, o cartaz de Natal mostrava José e Maria deitados na cama e a frase: “Pobre José, foi difícil seguir o exemplo de Deus”.
A Igreja Católica – claro – condenou o outdoor, considerando-o “inapropriado” e “desrespeitoso”.
Segundo o pároco Glynn Cardy, no passado o objetivo deles “foi evitar o sentimental, o vulgar e o esperado para provocar o pensamento e a discussão na comunidade. Esse ano a ideia era passar isso em forma de imagem, sem palavras”.
O pensamento é uma incógnita, mas a discussão está gerada.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Achei genial a ideia. Acho até que a Igreja Católica deveria seguir tal exemplo, ou seja, trazer para o mundo real os seus mitos e dogmas. Quem sabe não estaria aí sua salvação, ao invés de esperar novamente pela vinda de Jesus Cristo. Estufa os zói, Bento XVI!

    Comentário por Joubert — 2011/12/15 @ 12:43

  2. Onde sobra apelação, faltou criatividade. Tout court. Que me perdoe o pároco Green Card.

    Beijocas saudosas da minha Tati!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/12/15 @ 17:29

  3. Olá-a.
    Sobre o gato, passo, sua crítica confirmou minha impressão… Sobre as tradicionais polêmicas da Benneton e outros espertos, nada como a turma do contra pra alavancar uma mídia gratuita e amplificada!
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2011/12/15 @ 21:21

  4. ola amigos, eu moro em frente a igreja St. Matthew aqui em Auckland, e hoje pela manha (18.12.11) o outdoor com essa imagem estava quebrado, o responsavel pela igreja estava com a imprensa local, fazendo um desabafo em frente ao outdoor destruido.
    Legal saber que somos noticia, abcos

    Comentário por Michael Mendel — 2011/12/18 @ 12:32

  5. quem não tem respeito pelo sagrado ,não merece nem comentários!!!

    Comentário por teresinha — 2011/12/18 @ 20:10


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: