O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/12/05

O QUARTO PODER

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 10:21

Hoje, um exemplo de bom e mau Jornalismo.
O fato: a morte do ex-jogador Sócrates.
A causa da morte: depende.
Segundo o tabloide britânico “Daily Mail”, o motivo foi um. Para a BBC, outro.
Primeiro, o título da matéria do “Daily Mail”: “Sócrates, a lenda do futebol brasileiro, morre aos 57 anos depois de intoxicação alimentar causada por um estrogonofe”.
Segundo a reportagem, “o ídolo da Copa de 1982 deu entrada no hospital Albert Einstein na quinta-feira, após sentir-se mal durante jantar num hotel em São Paulo com a mulher e um amigo. Todos eles tiveram intoxicação, mas o corpo dele estava muito fraco e sofreu um choque séptico”.
A matéria diz ainda que o jogador esperava que sua condição de saúde se estabilizasse depois de passar 17 dias num hospital após um transplante de fígado. “Foram necessários aparelhos respiratórios. Ele também foi colocado em máquinas de diálise para que a bactéria fosse removida do seu sangue”, informa o jornal.
O “Daily Mail” cita uma entrevista que Sócrates concedeu ao “Sportv” em que diz que nunca teve problemas de abstinência e que o álcool não afetou seu desempenho nos gramados.
O jornal, no entanto, omite a entrevista que Sócrates concedeu ao “Fantástico” em que reconheceu que era dependente de álcool. “Eu tenho um ponto cirrótico. É uma lesão que não é tão grave, mas ela está localizada em área hipersensível do fígado. Essa lesão é causada, fundamentalmente, por álcool”, disse o jogador na ocasião.
Já de acordo com a matéria da BBC, o jogador “já sofria de condições intestinais críticas antes de ir para a UTI na sexta-feira num hospital em São Paulo”.
O site também menciona o choque séptico e os aparelhos respiratórios e de diálise, mas diz que “depois de diversos incidentes, o jogador admitiu que teve problemas com álcool, especialmente durante sua carreira como jogador. Ele também era conhecido por seu hábito de fumar”.
Não que as informações do “Daily Mail” estejam incorretas, mas trata-se de um exemplo clássico de como a vida – ou neste caso a morte – de uma pessoa pode ser modificada graças à má-fé de um grupo de pessoas optam por omitir certos detalhes ou definir o cinza como preto.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Sócrates descansou, Adenor campeão e Lupi desabou.

    Comentário por Juventino — 2011/12/05 @ 17:49

  2. Análise perfeita, Tati. Irretocável.

    E let it snow… Adoro.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/12/05 @ 19:12

  3. Como disse Selma: “Análise perfeita. Irretocável”
    Para ler e pensar.

    Comentário por picida ribeiro — 2011/12/06 @ 09:42

  4. Lembrei-me de uma postagem sua, quando se discutia a respeito de jornalistas não necessitarem de curso superior. Sua análise, perfeita, chamou atenção para o fato de que uma matéria de jornal pode acabar com a vida de uma pessoa ou lançá-la ao estrelato… EXCELENTE post, Tati! Beijos.

    Comentário por Vaninha — 2011/12/11 @ 18:32


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: