O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/11/23

QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:34

O Renascimento foi um período de “descoberta do mundo e do homem”, como explica o historiador suíço Jacob Burckhardt no livro “A Cultura do Renascimento na Itália”. É de Jacob a definição que conhecemos hoje do período, tido como de grande florescimento do espírito humano.
Nessa época, os artistas procuravam reproduzir a realidade sob a influência do ideal de beleza grego através do equilíbrio, da perfeição e da harmonia das formas.
Mas um novo blog está aí para tirar o sarro desse ideal de beleza. Trata-se do “Ugly Renaissance Babies”, dedicado exclusivamente a pinturas com bebês feios. O subtítulo diz: “Esses bebês têm de ser divididos com o mundo”.
O blog existe há menos de uma semana, mas já conta com contribuições valorosas.
No primeiro post, a criadora diz: “Meu marido e eu amamos Arte. No entanto, há alguns bebês horríveis da Renascença que realmente nos fazem gargalhar. Isso tem de ser dividido com o mundo! Eu gritei (ok, não exatamente gritei, mas sussurrei alto) na Galeria Uffizi, em Florença. Não nos leve a mal, somos absolutamente fãs dessas peças de arte, mas elas são hilárias. Todas as imagens foram encontradas em outros sites e não estamos alegando que temos direitos sobre elas”.
O casal estudou Design e História da Arte na faculdade e gosta particularmente das pinturas da Madona e do Menino Jesus.
A quantidade e a variedade de crianças feias impressionam.
É interessante notar que os bebês, apesar de bebês, têm fisionomia de homens. Sem falar na total falta de proporção de alguns deles. Uns têm a bochecha enorme, outros o rosto completamente disforme, os olhos esbugalhados e um olhar macabro. Sem falar nos cabeçudos. Um terror. Esses bebês precisam renascer.
O blog – que aceita contribuições de leitores – já tem em suas páginas pinturas de artistas como Botticelli, Giotto, Peter Paul Rubens e Pietro Perugino.

Confiram os quadros AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: