O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/11/19

FUNCIONÁRIO DO MÊS: WILLY WONKA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:47

Angus Kennedy tem o melhor emprego do mundo. Todos os dias ele chega em seu escritório em Kent (sudeste da Inglaterra) e se joga em pilhas de chocolates, biscoitos, caramelos e tudo o que for doce.
Angus é “chocolatier” e editor da “Kennedy’s Confection”, uma das revistas do ramo mais conceituadas do mercado inglês.
A tarefa de Angus é avaliar cerca de 200 produtos todo mês.
“Recuso-me a escrever sobre alguma coisa se eu não tiver experimentado antes”, diz ele.
Em visitas a feiras voltadas a essa área, ele chega a comer quase um quilo de chocolate num único dia. 
A revista “Kennedy’s Confection” tem mais de 120 anos de história e cerca de 5 mil assinantes em todo o mundo. É um negócio que pertence à família de Angus há 40 anos. Só ele está envolvido desde os 10, quando seu pai morreu por causa de um câncer e sua mãe assumiu os negócios.
Desde aquela época Angus tinha uma coluna, a “Sweet Spot” (“Ponto Doce”).
Hoje os quatro filhos de Angus e a esposa, Sophie, também trabalham na revista. “Eles são capazes de identificar um chocolate 70% cacau de Gana de um comum”, diz Angus com orgulho.
Gana, ao lado da Costa do Marfim, é um dos maiores produtores de cacau do mundo.
Ao contrário de provadores de vinho, que tomam um pouco e cospem, o chocolate precisa ser comido.
Apesar disso, Angus é esbelto. Mesmo não tendo predisposição a ganhar peso, frequenta a academia duas vezes por semana. Segundo ele, “quatro pequenas barras de chocolate são queimadas em 20 minutos correndo na esteira, enquanto que pequenos biscoitos correspondem a sete minutos de trabalho pesado”.
O mesmo não pode ser dito em relação aos dentes. Seis anos atrás ele teve de encapar os molares – ironicamente seu escritório localiza-se em cima de um consultório dental.
Angus afirma não ter um chocolate preferido. “Gosto tanto de bombons frescos trufados como de um Ferrero Rocher. Sophie adora ‘After Eights’. Nós todos gostamos muito de ‘Cadbury’s’ porque crescemos com ele”.
Angus diz que as notícias do “mercado chocolateiro” não são nada animadoras. Segundo ele, as reservas de “cacau sustentável” podem acabar até 2014. Em 20 anos, o chocolate poderá ser tão raro e custar até dez vezes mais do que o caviar.
Isso porque enquanto a demanda cresce nos países emergentes, a produção de cacau cai em consequência das más condições de trabalho dos produtores do oeste africano.
Mesmo com a crise, o número de novos doces é inacreditável. Só no último ano foram 22 mil lançamentos.
Quando perguntado sobre as marcas mais caras, Angus responde que o segredo está no estalo. “Se tem alto índice de cacau na fórmula, ele emite um ruído baixo e crocante ao ser quebrado”.
Outras características a serem notadas são as bordas afiadas (sinal de que o chocolate não foi devidamente moído) e as bolhas de ar (incorretamente modelados).

Anúncios

2 Comentários »

  1. Pelo jeito ja vai ter gente fazendo estoque de chocolate para conter a abstinencia. Pelo menos ainda posso esperar existir o chocolate branco, que para minha decepcao de crianca descobri que nao e’ chocolate na essencia.

    Comentário por Angelica — 2011/11/19 @ 14:49

  2. Ouso discordar. Há empregos melhores que o de Angus Kennedy. Degustador de cerveja, por exemplo. E, em sendo um bom profissional, não vale cuspir…

    Comentário por Joubert — 2011/11/19 @ 16:53


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: