O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/11/17

A APOSENTADORIA DE ZÉ GOTINHA

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 10:34

Lembro-me de que meu irmão pegou catapora primeiro. Eu, alérgica a picadas de insetos em geral, já apresentava uma promissora carreira na área das coceiras, mas mesmo assim – ou por causa disso – jogava-me em cima dele na esperança de contrair os pontinhos vermelhos. Não demorou muito e eu já estava toda empolada.
Mal sabia eu, mas era uma garota à frente do meu tempo.
Mais de 20 anos depois, são os pais americanos que se comportam como a pequena Tatiana.
A moda nos Estados Unidos são as “pox parties” (“festas da catapora”), cujo único objetivo é colocar as crianças sãs em contato com as infectadas para que elas criem uma imunidade natural.
Desde 1999, os pequenos que entram para a escolinha em Nova York têm de estar vacinados contra varicela, mas graças a uma polêmica surgida não se sabe de onde, alguns pais creem que exista relação entre a vacina e o autismo.
A maior parte desses encontros é agendada pela Internet desde meados dos anos 90. Há inclusive grupos no Facebook como o “Find a Pox Party Near You” (“Encontre uma festa da catapora perto de você).
Na página da “Pox Party USA” o grupo se autointitula uma “Associação nacional de pais unidos pelo apoio à infância x catapora x vacinação. O propósito é colocar em contato pais de crianças com catapora para festas da maneira que eles queiram. Alguns pais podem estar procurando por informações ou ajuda, mas outros talvez possam estar querendo expor seus filhos. Todos são bem-vindos”.
Os pediatras ouvidos pelas reportagens estão chocados. Avisam que as festas são um “erro terrível”. Segundo Anne Gershon, professora de Pediatria da Universidade de Columbia e presidente da Sociedade de Doenças Infecciosas da América, a varicela (catapora) é uma doença leve, mas o portador pode até morrer por causa de complicações.
Além das festas – nas quais as crianças são incentivadas a compartilhar copos e a trocar doces infectados – há sites que vendem pirulitos e objetos de uso pessoal, como roupas e cotonetes usados, com a saliva de crianças com catapora.
Em que século estamos mesmo?

3 Comentários »

  1. Século ensandecido…

    Tati, fiz o mesmo que você. Encostei minha testa na do irmão encataporado. Tudo para não ir à escola por uma semana. Tiro e queda. Empotoquei-me imediatamente.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/11/17 @ 13:39

  2. Eu tentei correr da catapora do meu irmao, mas nao teve jeito e lembro que fui castigada em dobro. Outro dia saiu na tv aqui sobre a venda por correio desses objetos/doces contaminados. Essas pessoas vao estar bem encrencadas por estarem disseminando a doenca pelo correio.

    Comentário por Angelica — 2011/11/19 @ 14:18

  3. Boa sua postagem

    Comentário por Ramon — 2011/11/24 @ 15:53


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

