O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/11/15

OS SONHADORES

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:49

Será que nosso cérebro é influenciável ao ponto de se deixar levar por imagens que assistimos um pouco antes de dormirmos? Será que o local em que nos deitamos tem influência sobre os nossos sonhos?
Procurando responder a essas questões, um museu em Nova York lançou um programa bem curioso. O site convida: “Faça do Museu Rubin o seu lugar dos sonhos. Venha de meias e pijama e durma uma noite bem embaixo de uma obra selecionada especialmente para você. Sonhe sob os benevolentes e insones budas”.
O museu, localizado no bairro de Chelsea, em Nova York, é dedicado à arte do Himalaia e regiões próximas.
A proposta do programa “Dream-Over” é que os participantes avaliem a influência da arte em seus sonhos.
O jornalista e escritor Mike Albo passou uma noite no local e relatou a experiência ao site “Well + Good NYC”.
Segundo Albo, “cada andar (seis, no total) apresenta um lindo santuário de trabalhos que vibram de significado e de sabedoria. Mesmo assim eu estava um pouco apreensivo”.
Ele cita sua preocupação porque seus sonhos não são tão “valiosos”. “Geralmente são malucos e envolvem celebridades ‘B’ de sitcoms dos anos 90. Basicamente meu cérebro é como uma edição antiga de uma revista ‘People’ que você encontra no consultório do dentista”.
Na chegada, os participantes preenchem um questionário. Com base nele, a equipe do museu escolherá a obra de arte sob a qual o sonhador irá se deitar – cada pessoa deve trazer seu próprio colchonete.
Antes de caírem no sono, os participantes se juntam a algumas atividades, como uma sessão de meditação, uma palestra sobre a interpretação tibetana dos sonhos, ouvem histórias para dormir e canções de ninar. Algumas xícaras de chá depois, os 80 participantes se esticam em colchonetes na frente das obras.
Albo foi levado por um monitor até o local onde deveria dormir: um quadro chamado “The Wheel of Existance”, uma grande pintura em tecido feita no século 19 por tibetanos.
“Uma pessoa da equipe veio e me contou uma historinha sobre a ‘Wheel of Existence’. A história explica que a criatura era o devorador do tempo, que o mastiga e o aperta sobre a roda”.
Segundo o jornalista, o obra é “cheia de beleza e imagens violentas, incluindo um homem sangrando pelos olhos, uma alma cuja cabeça estava cerrada em duas e figuras cozidas em caldeirões. Havia também imagens mais pacíficas de animais e estudantes que não chamaram tanto minha atenção”.
Na manhã seguinte, cada participante narra sua experiência noturna aos “coletores”, que farão a interpretação do sonho.
O de Albo foi esquisito, mas ele conta que sentiu-se orgulhoso porque as celebridades não tinham vindo à sua cabeça durante a noite. “Talvez o ‘Dream-Over’ tenha feito o seu trabalho e o resíduo cultural que suja minha mente foi removido”.
Preço da brincadeira: 108 dólares por pessoa.

Acompanhem a experiência do grupo AQUI

Anúncios

2 Comentários »

  1. Por falar em “imagens que assistimos um pouco antes de dormirmos”, reitero a pergunta: “Você gosta de Música Lúdica”?

    Comentário por Joubert — 2011/11/15 @ 16:29

  2. Joubert,
    com sono a gente ouve qualquer coisa – até música lúdica (seja lá o que isso signifique).
    Beijos,
    Tati.

    Comentário por trezende — 2011/11/15 @ 16:40


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: