O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/11/14

OCCUPY ROCINHA

Filed under: Matutando — trezende @ 09:14

No último dia do ano, na lista-retrospectiva que este blog prepara, já está eleita a não-ação de 2011: a ocupação das favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.
Os moradores comemoraram o sucesso da “pacificação” sem disparo de tiros. Claro. Disparar contra quem numa favela vazia? A polícia cantou seu “avisa lá que eu vou” com pelo menos uma semana de antecedência.
Uma legítima “ocupação cabocla”: disseram a hora, o local e a razão. Aí é melzinho na chupeta. Tempo suficiente para todos os interessados organizarem suas fugas, esconderem as mercadorias e prepararem armadilhas – como aquela aprendida com o Coyote, do Papa-Léguas, de espalhar óleo na pista.
No sábado então às 4 horas todo o povo sem demora foi lá só pra assistir.
A polícia chegou às 4h30 da manhã. Até os cães da PM estavam bocejando.
Helicópteros tiveram uma função dupla: atrapalhar o sono de quem chegou tarde da balada e emporcalhar as ruas da favela, graças aos panfletos com números do Disque-Denúncia atirados pelos oficiais. A polícia fez o trabalho de varredura e a comunidade, de varrição.
Teve também carro de som. O objetivo era pedir que a população continuasse colaborando, dando informações sobre criminosos, armas e drogas escondidas. A verdade é que a caminhonete mais parecia servir para anúncio de baile funk – com locutor à altura.
O saldo: prisão de quatro pessoas, apreensão de meia dúzia de armas, uma ou outra moto roubada e, enfim, hasteamento da bandeira. Cadê a Vanuza para cantar o Hino Nacional?
Se há pouco ou nada para se comemorar, há muito o que se perguntar. Para onde foram os traficantes? Para que gastar dinheiro para prender quatro gatos-pingados?
Muitos devem julgar que uma ação desse tipo é melhor do que nada. Mas se a polícia e as autoridades cariocas empregassem o dinheiro gasto na ocupação para terminar as obras esportivas fariam um serviço melhor à população e ao país.
Geralmente, diante das ideias mirabolantes ou fantasiosas, perguntamos se já combinaram com o adversário. Pois a polícia fez justamente isso: combinou com o adversário.

Anúncios

8 Comentários »

  1. Prezada Tati;
    E a propaganda? Deu no JN, na Globo News, só se falava disso nos noticiários de sexta e sábado. No domingo, como era de se esperar, estava lá a TV, transmitindo partes da operação ao vivo. Aí tem. Aposto um “Cabral” como tem um fundo político, de propaganda e marketing, para os eleiotários e pra mídia internacional. Como diria o Joãozinho das anedotas, “a propaganda é a alma do negócio”.
    Bjão,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2011/11/14 @ 09:29

  2. Tati, a bandidagem está fazendo um desembarque fascinante no outro lado da baía. Socorro.

    Seu Cabral já deve ter voado para comemorar a tomada da Little Country em Paris. Quem é por nós, “os povo” de Arariboia?

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/11/14 @ 10:01

  3. Pois é minha amiga Tati, a “ocupação” tem que ser feita nos palácios do poder, é lá que estão acastelados os grandes “bandidos” dessa nossa nação tupiniquim…Não se preocupe, os “meninos” voltam logo, logo, para os seus postos, assim que os acordos forem refeitos…e tudo volta a ficar como antes!

    forte abraço

    c@urosa

    Comentário por c@urosa — 2011/11/14 @ 10:22

  4. Tanto isso que você disse é verdade que o traficante “Nem” deu 5 festas de despedida antes de ser capturado. De fato, a hi(e)stória tá mal contada…

    Comentário por Joubert — 2011/11/14 @ 15:41

  5. Faltou a ” unidos da rocinha ” na apoteose.

    Comentário por Juventino — 2011/11/14 @ 17:16

  6. Se não avisassem haveria enfrentamentos e mortes, o que até justifica uma ocupação com estilo mais light, mas concordo que a migração da bandidagem transfere o problema para outras áreas da cidade. Quais serão as regiões mais violentas pós implantação das UPP’s?

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/11/14 @ 22:14

  7. Visto aqui de fora, acredito que eles querem mesmo mostrar quem é que ainda manda no pedaço. Avisando uma semana antes da posse da rocinha, eles querem saber quais bandidos desafiarão os PM’s. Acredito que seja isso, mostrar quem está no comando mesmo.

    Comentário por Leitor — 2011/11/17 @ 09:30

  8. bom texto, continue com seu pensamento critico levando um pouco de reflexao à todos

    Comentário por leo — 2011/11/17 @ 22:41


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: