O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/11/12

COMENDO COM OS OLHOS

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 11:06

Christopher Boffoli é escritor, fotógrafo, cineasta e artista plástico que mora em Seattle.
Seus trabalhos jornalísticos e publicitários já foram divulgados em diversas revistas, jornais e sites de todo o mundo.
Mas é a série de fotos “Disparity” que chama a atenção – provavelmente alguns de vocês já viram pelo menos uma delas circulando pela Internet.
Em “Disparity” sua matéria-prima são os alimentos. Ovos, biscoitos Oreo, chocolates, frutas, verduras, legumes, sanduíches, doces, leite, tudo serve à imaginação de Boffoli, que inspirou-se nos lilliputianos de “As Viagens de Gulliver”.
“Sempre fui interessado na questão da disparidade e da justaposição de escalas entre pessoas e coisas. Desde que eu era criança e ganhei um trenzinho em miniatura. Mas há também uma parte de sentimento divino, de querer ter o controle do mundo”, diz ele ao jornal britânico “Telegraph”.
Além da boa ideia, Boffoli consegue concretizá-la com sucesso. A riqueza de detalhes das cenas – cuidadosamente estudadas antes do início do ensaio, em sua casa – é sensacional.
A série de imagens já passou por diversas galerias nos Estados Unidos e começou a ser produzida no fim de 2006. Durante o período de trabalho, Boffoli faz diversas visitas a supermercados, mercearias e padarias para escolher os melhores “materiais”. “Particularmente gosto mais de trabalhar com itens de confeitaria porque posso comê-los após o fim da sessão”.
Segundo Boffoli, é preciso ter muita paciência. Os personagens tendem a cair ou sair da posição no momento seguinte em que são colocados. Para fixá-los, o artista usa palitos, alfinetes ou “colas” como o néctar de agave.
Algumas são feitas rapidamente, outras levam horas. Em alguns casos, para conseguir a imagem perfeita, Boffoli realiza mais de 25 tentativas.
“Sempre penso em como posso povoar as imagens que façam sentido dentro do contexto. Geralmente começo com o alimento – vendo o que está na estação – ou penso num ícone, como os biscoitos Oreo”.
Boffoli diz que seu objetivo é despertar a consciência dos americanos sobre a relação que eles têm com a comida e com o consumo.

Confiram algumas fotos sensacionais AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Criativo e interessante, agora imagine o Boffoli no Brasil, onde o desperdício de alimentos é fora do comum enquanto

    muitos passam fome.

    Comentário por Juventino — 2011/11/12 @ 18:10


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: