O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/11/04

JÁ PRO CANTINHO DA DISCIPLINA

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 09:25

O episódio Geisy Arruda deu o que falar. Menos pelo tamanho do vestido-pivô e mais pela reação de seus colegas universitários. Pareciam que nunca tinham visto uma mulher na vida.
Alguns se contentaram em uivar e gravar imagens no celular, mas outros chegaram ao cúmulo de subirem em carteiras e se empoleirarem para ter uma visão de Geisy dentro da sala na qual ela permaneceu “aprisionada” até a chegada da escolta policial. Geisy só faltou ser apedrejada.
Diante do acontecido, tornou-se praticamente impossível não questionar a educação ou a cultura dos estudantes da Uniban.
“Mas que expectativa ter em relação a alunos que são participantes de um consórcio universitário em que o diploma é pago em 12 prestações anuais e retirado ao fim de quatro ou cinco anos? Isso não aconteceria na Usp, na Unicamp…”. Esse foi um comentário comum à época.
Não demorou muito, os “cultos” e “inteligentes” alunos da Usp botaram as asinhas de fora.
As imagens da ocupação do prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas são dignas de rebelião em presídio. Tudo é chocante. Primeiro, o comportamento exemplar dos alunos. Vestidos como presos, com camisetas cobrindo a cabeça, eles armaram-se com pedaços de pau e quebraram tudo – inclusive as câmeras de segurança.
Além disso, a situação do próprio prédio chama a atenção. Assemelha-se bastante ao de uma penitenciária: vidros quebrados, ferrugem, sujeira.
Interessante que os universitários não se mobilizaram para protestarem por melhores condições (físicas) de ensino ou saíram em passeata contra a corrupção em Brasília. Eles se organizaram porque querem fumar seu cigarrinho de maconha em paz. Ê lê lê. Só no Brasil mesmo.
A confusão já dura mais de uma semana e os alunos já disseram que não vão desocupar o prédio da reitoria.
Vira e mexe, moradores de favela ateam fogos em pneus para manifestarem seu desejo de ter lombadas redutoras de velocidade na porta de casa. Protesto violento, porém legítimo.
Já a manifestação na Usp – ainda que não reflita a opinião dos outros estudantes da universidade, é bom frisar – não é legítima. É inconstitucional.
Obviamente, a polícia não deve se retirar do campus da Usp. A região é perigosa e já foi palco de roubos e assassinatos. O que a polícia precisa é fazer vista grossa aos sinais de fumaça dos alunos. Um finge que não vê o outro.
Por ora, polícia e autoridades já aguentaram bastante. Chega de serem bonzinhos. Está na hora de pegar essa moçada pela orelha, levar todo mundo para a delegacia e ligar para o papai e a para a mamãe virem buscá-los. É bom que seja logo, antes que os “cultos” e “inteligentes” destruam ainda mais o patrimônio que você e eu patrocinamos.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Eu faço minhas todas suas palavras.
    Eu fiquei assustada com as imagens e surpresa porque de fato a gente vai criando conceitos e imaginei que com alunos da USP a coisa seria mais na base do dialogo

    Comentário por picida ribeiro — 2011/11/04 @ 10:17

  2. A USP moldou o país. De lá vieram as melhores cabeças. E se o presente não é nada animador, o futuro é pouco promissor.

    Comentário por Joubert — 2011/11/04 @ 13:19


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: