O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/10/11

SEXTO LATIDO

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:58

Na Nova Zelândia, a ovelha Sonny Wool é a grande estrela da Copa do Mundo de Rúgbi. Isso porque ela tem feito previsões acertadas para o time anfitrião, o “All Black”.
Enquanto o finado Polvo Paul previa resultados da Copa do Mundo de Futebol escolhendo entre dois aquários que portavam bandeiras de dois países, Sonny faz suas adivinhações entre dois baldes de comida. Ela tem sido tão bem-sucedida quanto Paul e já garantiu que o campeão será o “All Black”.
Mas há alguma verdade por trás da ideia de que animais têm poderes espirituais?
Num artigo para o jornal “Daily Mail”, o veterinário Malcolm Welshman fala sobre o assunto. Segundo conta, ele já ouviu muitas histórias de clientes sobre a percepção extrasensorial de seus animais de estimação. Alguns deles creem que seus cães podem ler mentes.
Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade da Flórida sugere que essa habilidade canina de ler pensamentos realmente existe – se não por um poder místico, pelo menos como resultado de passar mais tempo com humanos.
Através de uma série de pequenos testes, descobriu-se que animais de estimação são melhores em interpretar a linguagem corporal dos humanos do que os que vivem na rua.
Em 2007 o “New England Journal Of Medicine” publicou um artigo sobre o gato Oscar, que mora numa casa de repouso em Rhode Island. Ele se enrosca no paciente sempre que pressente que a pessoa está para partir. Até março do ano passado, o gato já havia acertado 50 mortes.
Segundo Daniel Mills, especialista em Medicina Veterinária Comportamental na “Lincoln University”, é mais provável que o gato note certas mudanças bioquímicas do que tenha, de fato, um sexto sentido.
Essa capacidade de alguns animais de perceber mudanças químicas tem sido usada de boa forma.
A “Medical Detection Dogs”, uma instituição de caridade na Inglaterra, tem treinado cães para ajudar a identificar pacientes que têm câncer de próstata. Os cães são capazes de descobrir, através da urina do adoentado, se certos químicos estão presentes.
Em outros lugares, os cães podem ajudar diabéticos – detectando por uma simples cheirada se há variação dos níveis de açúcar no sangue.
Como explicar o fato de que os cães podem ouvir o ronco do motor do carro do dono a quilômetros de distância? Treino? Hábito? Ou vidência?
De acordo com o biólogo Rupert Sheldrake, que estuda essas inexplicáveis habilidades animais, muitos realmente têm uma percepção que excede a capacidades humana – a movimentação de macacos e pássaros antes de um tsunami é prova disso.
No caso de cães que escutam o carro dos donos, essa sensibilidade foi provada através de uma série de testes nos quais o comportamento dos bichinhos foi filmado em dois momentos do dia: quando o dono saía de casa e quando voltava.
Mesmo quando o dono usava um carro diferente ou voltava para casa num horário que não era o seu, o cão sabia quando esperá-lo na janela.
Te cuida, mãe Dinah!

Anúncios

1 Comentário »

  1. muito legal.

    Comentário por vera duarte — 2011/12/27 @ 15:51


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: