O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/10/08

SAMBOU

Filed under: Cri-crítica — trezende @ 10:01

Graças ao título, cometemos o equívoco de esperar mais um filme sobre a situação política/econômica brasileira. Mas “Meu País” é um drama familiar.
A princípio, denso. Na primeira cena, um homem (Paulo José) moribundo, agonizante. Imagens embaçadas de um passado com crianças correndo pela praia. Silêncio.
Sim, ele morre. Marcos, um dos filhos (Rodrigo Santoro), que mora na Itália há muitos anos, é forçado a voltar ao Brasil. Aqui, reencontra seu irmão, Tiago (Cauã Reymond), cuja irresponsabilidade e rebeldia fazem todo o contraponto à sobriedade e discrição de Marcos, o bem-sucedido.
Isso é tudo. No mais, revelamos as surpresas da história.
Com poucos diálogos, “Meu País” é um filme sensível, delicado e “bem feitinho” (como definiria Luciano Huck), mas que não entrega o que anuncia.
Toda a profundidade prometida se dissolve no silêncio, já que não há um mergulho – nem de leve – na vida dos personagens. Até o que parece ser o “turning point” (Débora Falabella) é apenas mais um passageiro do silêncio.
Essa pseudoprofundidade talvez se justifique pela experiência do diretor, André Ristum, elogiado pelos seus curta-metragens.
Segundo as reportagens sobre o filme, a história é baseada na própria biografia do diretor, cujos pais foram obrigados a sair do país e a se mudarem para a Europa por causa da ditadura militar. “Meu País” seria a história de alguém que faz uma jornada de retomada de suas origens e se reencontra. Será? Talvez André precise de um “Meu País 2” para ir adiante no que só ameaça.
Rodado em Paulínia e em Roma, há algumas cenas faladas em italiano e a presença de uma atriz italiana chamada Anita Caprioli, que interpreta a mulher de Marcos.
Na semana passada, “Meu País” saiu com cinco prêmios oficiais do Festival de Brasília: melhor ator (para Rodrigo Santoro), diretor, filme do júri popular, montagem e trilha sonora.
Pode ser impressão, mas às vezes a sensação é de que tem gente no Brasil fazendo filme “sério” só para ganhar prêmio…

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: