O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/10/02

A ALTA DO PIB

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:02

Finalmente hoje ficaremos livre da overdose “Rock in Rio”.
A partir de amanhã já podemos avaliar se o slogan dessa quarta edição do evento – “Por um mundo melhor” – vai surtir algum efeito na nossa vidinha. Será que os motoristas estarão mais tranquilos no trânsito? Os pedestres ajudarão um ceguinho a atravessar a rua?
Deixando de lado a demagogia por trás do lema, definitivamente esse “Rock in Rio 4” foi dos filhos. Vários artistas nacionais lamberam a cria: Marcelo D2 dividiu o palco com seu Stephan; Ivete Sangalo chorou ao falar de seu Marcelo; Frejat levou seu Rafael para exibir os dotes na guitarra; Martinho da Vila cantou com sua Maíra Freitas; Red Hot Chilli Peppers homenageou o Rafael de Cissa Guimarães; Simoninha e Max de Castro seguiram na bilionésima homenagem ao pai; e, nos bastidores, Sasha… barrou a entrada da imprensa no camarote vip.
Além dessa peculiaridade envolvendo os rebentos, o “Rock in Rio” foi importante para exercitarmos algo que já havíamos esquecido: valorizar nossos artistas, que não fizeram feio espremidos entre shows de nomes de destaque no cenário internacional, como Stevie Wonder ou Elton John.
Realmente temos muitos talentos na área da música popular – sem nenhum saudosismo embutido.
Pincei algumas frases de nossas canções tocadas no “Rock in Rio” que são sensacionais. Umas pelo refinado senso de humor, outras pela dose de romantismo e pela reflexão que nos trazem e outras que apesar de suscintas, dizem tudo.
Até dá para acreditar num mundo melhor. Confiram:

“Ela fazia muitos planos e eu só queria estar ali”
Trecho de “Ainda É Cedo”, de Renato Russo, cantada por Frejat

“Ei, dor, eu não te escuto mais. Você não me leva a nada”
Trecho de “O Sol”, cantada pelo Jota Quest

“Por você eu dançaria tango no teto, eu limparia os trilhos do metrô, eu iria a pé do Rio à Salvador. Eu aceitaria a vida como ela é, viajaria a prazo pro inferno, eu tomaria banho gelado no inverno”
Trecho de “Por Você”, cantada por Frejat

“Não me falta cadeira, não me falta sofá. Só falta você sentada na sala, só falta você estar (…) A casa é sua. Por que não chega agora? Até o teto tá de ponta-cabeça porque você demora”
Trecho de “A Casa É Sua”, cantada por Arnaldo Antunes e Erasmo Carlos

“Antigamente quando eu me excedia ou fazia alguma coisa errada, naturalmente minha mãe dizia: ‘Ele é uma criança, não entende nada’. Por dentro eu ria satisfeito e mudo – eu era um homem e entendia tudo. Hoje só com meus problemas, rezo muito, mas eu não me iludo. Sempre me dizem quando fico sério: ‘Ele é um homem e entende tudo’. Por dentro, com a alma atarantada, sou uma criança, não entendo nada”
Letra de “Sou Uma Criança”, cantada por Arnaldo Antunes e Erasmo Carlos

“Quem não pode Nova York, vai de Madureira”
Trecho de “Vai de Madureira”, de Zeca Baleiro

“Qualquer coisa que se sinta… Tem tantos sentimentos deve ter algum que sirva”
Trecho de “Socorro”, cantada por Arnaldo Antunes

Nós, que na seara musical não podemos nem Nova York e nem Madureira, vamos gritando socorro.

3 Comentários »

  1. Concordo com você, Tati. Nossas bandas arrasaram.

    E vamos de mais um Frejat:

    “Quando você ficar triste
    Que seja por um dia
    E não o ano inteiro
    E que você descubra
    Que rir é bom
    Mas que rir de tudo
    É desespero…”

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/10/02 @ 10:51

  2. Concordo. Cada frase destacada é poesia das boas. E Selma fechou com chave de ouro.

    Comentário por picida ribeiro — 2011/10/03 @ 10:04

  3. Cazuza se foi (quanta poesia em suas canções!), mas ainda temos Arnaldo Antunes que, na minha opinião, atualmente é o grande poeta de nossa música! AMEI o post, Tati!
    P.S.: Senti sua falta sábado, no casamento do Fernando.
    Beijos e saudades.

    Comentário por Vaninha — 2011/10/10 @ 10:15


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

