O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/10/01

UM PASSARINHO ME CONTOU

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:00

Nem só para ajudar a desmanchar casamentos, contar segredos (dos outros) e causar barracos serve o Twitter. A rede social provou que também tem serventia à Ciência.
Segundo um artigo divulgado nesta sexta-feira pela revista “Science”, as pessoas acordam felizes, mas vão se tornando negativas conforme o dia avança.
Essa foi a conclusão de um projeto realizado pelos sociólogos Scott Golder e Michael Macy da Universidade de Cornell, em Nova York.
Eles afirmam que o humor das pessoas tem grande influência do ritmo biológico que é compartilhado em sociedade.
Durante dois anos – entre 2008 e 2010 – os pesquisadores analisaram os tuítes de 2,4 milhões de pessoas de 84 países e leram mais de meio bilhão de tuitadas em inglês.
A fim de facilitar o levantamento, eles usaram um programa que buscou por palavras que indicavam bom humor – “feliz”, “entusiasmado”, “brilhante” – ou saco cheio – “triste”, “ansioso”. Além disso, o programa de computador marcou a hora dos tuítes e a localização.
Os horários mais “positivos” são o início da manhã e o fim do dia. A exceção, claro, são os finais de semana – sábados e domingos são dias de tuitadas felizes.
Eles também levaram em consideração o fuso horário dos países participantes. A média indica que posts positivos são mais comuns entre as 6 e as 9 da manhã. Os pontos de humor mais baixo foram registrados entre 3 e 4 da tarde e o pico de alegria só é atingido um pouco antes da meia-noite.
Portanto, segundo o jornal “Daily Mail”, o estudo prova ainda a existência do “winter blues” – o famoso baixo astral que acomete principalmente europeus no inverno.
No Brasil, é provável que o pico de bom humor seja alcançado não em determinados horários, mas em dias de transmissões de grandes eventos ou programas muito aguardados: o último capítulo da novela das 9, eliminação em reality show, concurso de Miss Universo, shows do Rock in Rio, tuitadas da Piovani, enfim, coisa muito útil.
Christiane Torloni rocks!

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: