O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/09/29

MISSÃO MARTE

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:43

Fato: há muito mais homens hoje depilando o peito ou fazendo a sobrancelha do que fumando “Lucky Strike”.
Essa mudança no comportamento masculino é boa? Ruim? Nenhuma das anteriores. Apenas sinal de que o mundo gira, a Lusitana roda, os tempos mudam e as pessoas também.
No entanto, segundo a imprensa americana, o momento é de “mancession”. Ou seja, recessão do homem.
A palavra – que começou a ser usada há cerca de dois anos pelo “The New York Times” – lembra que a crise global teria sido provocada pelo excesso de agressividade, ousadia e testosterona nos grandes bancos. O resultado da crise – provocada pelos homens – foi devastadora para eles mesmos.
Nos Estados Unidos, a diferença no nível de desemprego entre os sexos, a favor das mulheres, chegou ao maior nível em 60 anos.
Segundo o site  “The Daily Beast”, nos últimos seis meses diversos artigos têm usado a palavra “mancession” para descrever esse momento. Além disso, o termo “retrossexual” substituiu o “metrossexual” para definir o homem vaidoso.
Para quem já está confuso com tantos termos,o “The Daily Beast” informa que acabam de chegar às livrarias americanas três livros para fundir ainda mais a cuca masculina – e, de quebra, a nossa.
“Man Up!”, escrito pelo jornalista Paul O’Donnell, promete 367 dicas clássicas para o homem moderno e soluções para questões do tipo “Realmente preciso usar condicionador?”. Resposta – seguida por 14 páginas de sugestões de como cuidar da aparência: “O penteado de um cara não deve deixar parecer que ele gastou horas na frente do espelho”.
O segundo é “Man Down: Proof Beyond a Reasoanable Doubt That Women are Better Cops, Drivers, Gamblers, Spies, World Leaders, Beer Tasters, Hedge Fund Managers, and just about Everything Else” (algo como “Homens em baixa: provando sem sombra de dúvidas que as mulheres são melhores policiais, motoristas, jogadoras, espiãs, líderes mundiais, mestres cervejeiras, gerentes e tudo mais”). O autor é Dan Abrams, jornalista, advogado e analista jurídico da rede “ABC News”.
O terceiro, “Manning Up” – o único dos três escrito por uma mulher, Kay Hymowitz – toca numa ferida. Segundo ela, diante do PlayStation, dos canais de esporte 24 horas, da pornografia na Internet, da ausência de responsabilidades familiares, pra quê crescer? Mulher tornou-se algo obsoleto.
Para Hymowitz, os homens vivem um período de pré-maturidade. E não é a primeira vez que eles passam por isso – e nem será a última.
“Os homens americanos têm sofrido com a crise de identidade desde o século 19. Em 1978 a ‘Newsweek’ já colocou o problema: com a chegada das mulheres no mercado de trabalho, eles tiveram de revisitar seus estereótipos. Quinze anos depois, uma ação afirmativa inundou o sistema educacional de mulheres. Segundo a revista, um momento ‘estranho’ para ser um homem”, explica Hymowitz.
Se naquela época era “estranho” ser homem, como a “Newsweek” definiria o mundo atual para as mulheres?
Quando é a próxima saída para Marte?

Anúncios

1 Comentário »

  1. Pres. Dilma ja distribui várias amarelinhas para suas secretarias e mandou a campo na Casa Civil, Direitos Humanos, Com. Social, Igualdade Social,Política p/ Mulheres, Combate a Fome, Cultura…….sendo assim ” Man down ” ja perde de goleada, mas na cerveja tenho minhas dúvidas.

    Comentário por Juventino — 2011/09/29 @ 16:06


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: