O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/09/18

O QUE O CORPO FALA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:00

O cabelo tem três opções de direção: frente, trás ou lados. Mas muita gente acorda com ele em pé.
“Num mundo perfeito deveria existir uma linha, assim o cabelo saberia para onde ir”, diz o dr. Orr Barak, dermatologista do “Tufts Medical Center Boston”, para o blog “The Body Odd”, que publicou uma matéria sobre redemoinhos.
“O redemoinho é a resposta do corpo para isso. A localização central no couro cabeludo é um ponto de cruzamento para o cabelo crescer e cair em diferentes direções”, explica ele.
Mas um redemoinho indomável frequentemente seleciona sua própria direção ou escolhe um ângulo em conflito com o seu estilo. E aí vem a luta na frente do espelho.
Todo mundo tem um ou dois redemoinhos – cerca de 96% das pessoas tem apenas um. O mais visível localizado na coroa da cabeça. O segundo, menos óbvio, pode ser no pescoço ou na linha da testa.
Os redemoinhos se formam quando o bebê ainda está no útero e uma vez “implantados” são os mesmos para sempre – a menos que a pessoa fique careca.
Homens e mulheres são afetados de maneiras diferentes: cortes compridos camuflam o redemoinho pelo próprio peso do cabelo.
De acordo com o dr. Barak, há associações interessantes entre os redemoinhos e seus modelos de rotação.
Ele conta que um notável geneticista norte-americano – Amar Klar, do Instituto Nacional do Câncer, em Maryland – encontrou conexão entre a mão que a pessoa escreve e a direção de seu redemoinho. Nos destros, pelo menos 90% têm sentido horário.
O dr. Amar Klar descobriu ainda que a orientação da espiral de 50% dos canhotos ou ambidestros é no sentido anti-horário, o que sugere que a preferência manual e os redemoinhos podem se desenvolver a partir de um mecanismo genético comum.
‘“Só de olhar para o cabelo do John McCain posso dizer que ele é canhoto’, disse o dr. Klar, que subiu e desceu o dia inteiro uma escada rolante em Maryland para determinar quantas pessoas com redemoinhos no sentido anti-horário eram de fato canhotas”, diz o site da “ABC News”.
Num estudo publicado em 2004 com 600 homens, Amar Klar concluiu que cerca de 30% dos gays têm redemoinho no sentido anti-horário.
As descobertas, apesar de soarem fúteis, podem beneficiar o tratamento de doenças causadas por anormalidades na simetria do cérebro, como autismo, esquizofrenia e dislexia.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Interessante… Carecas são ambidestros, então? :-)

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/09/18 @ 19:44


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: