O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/09/17

STRIKE A POSE

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:16

A cada “Semana de Moda” a história se repete. Roupas extravagantes, modelos magérrimas – e a discussão médica que vem a reboque – e a pergunta recorrente por parte do público leigo: “ah, mas quem usa isso na rua?”.
Yolanda Dominguez, uma artista de Madri, na Espanha, aborda essas questões em seu mais recente trabalho, “Poses”.
A partir de fotos de editoriais de Moda ou anúncios, Yolanda colocou mulheres reais – gordinhas ou mais velhas – para recriar as poses das modelos no mundo real, em lugares como uma fila de museu, um supermercado, lanchonete ou ponto de ônibus.
As fotos e o vídeo resultantes da experiência são bem engraçados. Além da ótima ideia, Yolanda conseguiu voluntárias suficientemente caras-de-pau para colocá-la em prática.
Em seu site, Yolanda explica que “’Poses’ é uma crítica direta ao mundo absurdo e artificial de glamour que as revistas nos impõem. Especificamente, à imagem distorcida das mulheres que eles vendem através de modelos que não só não refletem as mulheres reais como rejeitam as que não estão dentro desse padrão. Essas imagens são virtualmente a única referência feminina que existe nos meios de comunicação e têm uma enorme influência sobre o comportamento de homens e mulheres no momento de eles construírem seus padrões de comportamento e maneira de pensar”.
Segundo ela, sua meta era deixar claro o quão ridículo – e algumas vezes nocivo – pode ser seguir esses modelos que o mundo do glamour nos impõe.
Yolanda gosta de causar polêmica discutindo assuntos femininos. No ano passado ela realizou outra intervenção irônica, “Begging for a Chanel”. Ela colocou uma atriz toda vestida de Louis Vuitton na frente da loja da Chanel pedindo dinheiro para comprar uma bolsa da marca francesa.
Antes, em 2008, ela bolou “Princesas 2.8”, uma série com seis performances nas quais as princesas mais famosas dos contos de fada vendem, nas ruas, objetos característicos das próprias histórias para começar uma vida nova. Cinderela, por exemplo, sai oferecendo seu sapatinho.

Assistam ao vídeo de “Poses” AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Na minha humilde visão sobre o mundo da alta costura, não sei como uma indústria pode movimentar tanto dinheiro e gerar tanto assunto (SPFW, salário da Gisele, Concurso Garota Fantástica etc.), só produzindo tendências. Se os lançamentos atingissem a massa eu até entenderia, mas como as mulheres “reais” não tem muito a ver com modelos, naturalmente poucas têm estilo/personalidade/dinheiro para passear no shopping com o último lançamento de Dior, por exemplo.
    Mundo Caras, basicamente.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/09/17 @ 20:07


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: