O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/09/16

O SORRISO DA MONALISA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:34

Hoje mais uma notícia do fantástico mundo chinês.
As meninas aí em cima não estão ensaiando para o próximo concurso do Miss China, mas em plena aula de como se comportar no trabalho.
Elas são as atendentes da mais nova linha de trem-bala do país.
Inaugurada na semana passada, ela liga Pequim à Xangai e tem 1.318 km de extensão. Trata-se da linha de trem-bala mais longa do mundo. O trem chega a 300 km/h.
As funcionárias são treinadas para sorrir com palitinhos entre os dentes – porque têm de sorrir mostrando apenas seis dos oito dentes da frente – e livros equilibrados na cabeça. Além disso, precisam ser tão bonitas quanto as candidatas à Miss China. A diferença é que a duração do sorriso supera a de qualquer concurso de beleza: 4 horas e 48 minutos.
“As meninas da tripulação têm de ter até 28 anos, pele boa, um corpo dentro dos padrões – pesar menos de 60 kg e ter entre 1m65 e 1m70 –, falar inglês e conhecer tudo sobre o trem”, diz o jornal “China Daily”.
As 313 “ferromoças” já receberam o apelido de “irmãs da alta velocidade” e o treinamento inusitado ao qual elas foram submetidas serviu, de uma certa maneira, para desviar a atenção do alto preço do bilhete e dos escândalos de corrupção envolvendo a obra.
O jornalista do “China Daily” que esteve a bordo da viagem inaugural organizada pelo governo conta que a segunda-classe – com tíquetes que saem por 555 yuan ou R$ 150 – têm assento estreito, “ideal para passageiros cuidadosos com seu peso”.
O banheiro conta com um espelho grande e é bem mais confortável do que os dos aviões.
Já na primeira-classe, as poltronas de couro vermelho são mais largas e têm luzes de leitura. Os bancos reclináveis da classe executiva custam mais do que os das companhias aéreas: 1.750 yuan ou cerca de R$ 470.
“As opções gastronômicas eram basicamente carnívoras – exceto por um pequeno pote plástico com cerejas, tomates e uvas”, diz o jornalista.
Ele narra ainda que provavelmente pela invasão de funcionários da companhia, jornalistas e outras autoridades, as “irmãs da alta velocidade” pareciam nervosas e cansadas “empurrando carrinhos pesados com saquinhos de café da manhã e, mais tarde, com frango ao curry ou caixas com camarão. Todas as atendentes com as quais conversei não falavam inglês e se esqueceram de trazer o que eu havia pedido”.

Vejam mais fotos AQUI

Anúncios

3 Comentários »

  1. Estou com uma dó das “ferromoças”… A carinha vai preguear à velocidade do trem e em breve só mostrarão 2 dos 5 dentes da frente. A coisa atende pelo nome de 伊普苏伦. Em bom português, estresse.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/09/16 @ 10:06

  2. Será que Pedro Novais passou pela China ?

    Comentário por Juventino — 2011/09/16 @ 18:33

  3. Tentar mecanizar um sorriso parece ser mais fácil do que adestrá-las para serem eficientes.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/09/16 @ 19:20


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: