O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/09/13

LENDO O INIMIGO

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:44

Toda vez que alguém solta a porta de vidro na nossa cara em vez de segurá-la e aguardar nossa passagem, dá-nos um esbarrão e não se desculpa ou não emite um bom dia no elevador temos reações distintas: repetir o mesmo com o próximo, agir de maneira oposta – educadamente, portanto –, pensar que acordamos mais sensíveis ou justificarmos esses comportamentos hostis sob o argumento do estresse e da correria da vida contemporânea.
Mas os cientistas têm uma explicação muito melhor para essa desumanidade: nossa capacidade de nos identificarmos com o outro, a empatia, está desaparecendo.
No ano passado a revista “Scientific American” divulgou o resultado de um estudo que revelou que essa característica – que mais nos diferencia dos outros animais – está indo pelo ralo. Não é impressão.
Depois de uma série de experimentos, pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que três quartos dos estudantes analisados têm menos empatia do que os de 30 anos atrás.
Segundo os estudiosos, esse decréscimo tem a ver com a crescente falta de treino nas relações interpessoais “ao vivo”.
Essa é a má notícia.
A boa é que de acordo com dois novos estudos, nem tudo está perdido. A chave pode estar num Paulo Coelho ou até num “Crepúsculo”.
Cientistas descobriram uma relação entre empatia e leitura (de ficção).
Shira Gabriel e Ariana Young, professoras do Departamento de Psicologia da Universidade de Buffalo, chegaram à conclusão testando o comportamento dos estudantes com livros da série “Harry Potter” e “Crepúsculo”.
A partir do momento em que eles se autoidentificaram com o jeito de ser dos personagens, a oportunidade de conexão social se apresentou. “Tornou-se algo maior do que eles mesmos – nem que por um precioso e breve momento”, disseram elas.
O professor Raymond Mar, da Universidade de York, chegou à mesma conclusão: “Quanto mais a criança lê, mais ela se torna propensa a entender as emoções dos outros”.
Faz todo sentido. Com cada vez menos gente interessada ou com tempo para leitura, mais “cavalares” têm sido os comportamentos sociais.

Anúncios

7 Comentários »

  1. Olá!
    O pessoal está cada vez mais ligado em si mesmo, anda pela rua feito Zumbi, com fones de ouvido, olhar perdido de “não tô nem aí”. E as relações “pessoais” estão cada vez mais impessoais, o tratamento é a distância, via twitter, facebook, orkut e outras bossas. Antigamente, ao amigos da gente vinham em casa pra fazer a lição da escola, tomar um lanche e bater uma bola, ou jogar WAR. Hj se faz tudo pela net, o pessoal tá branquelo, obeso e… espertamente paspalho!
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2011/09/13 @ 10:00

  2. O final aí resume tudo. O que seria uma boa notícia vai para o ralo quando se descobre que lê-se cada vez menos. Os mesmos percentuais de leitores (pelo menos no Brasil) vem se mantendo há muito tempo. Abraços.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2011/09/13 @ 16:23

  3. Isto é falta de afinidade do ser racional, pq os irracionais estão sempre abanando o rabo.

    Comentário por Juventino — 2011/09/13 @ 18:54

  4. Nunca duvidei de que são os livros que nos salvam da barbárie total…

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/09/13 @ 20:49

  5. Contando que não leiam Paulo Coelho, Lair Ribeiro ou José Sarney, tá beleza.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/09/13 @ 22:30

  6. A Selma disse tudo e disse bem!

    Comentário por picida ribeiro — 2011/09/14 @ 09:46

  7. Empatia e simpatia andam em falta aqui em Brasília. Já a antipatia…

    Comentário por Vaninha — 2011/09/15 @ 16:26


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: