O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/09/08

CINCO NOTAS PARA O MAESTRO ZEZINHO

Filed under: Vox populi — trezende @ 09:15

Na semana passada a edição americana da revista “Rolling Stone” realizou uma enquete entre os leitores para eleger as dez piores músicas dos anos 90. Afinal, diz a publicação, “nem tudo no rádio era Nirvana ou Radiohead”.
O resultado foi surpreendente. Descobri que entendo tanto de música quanto de beisebol ou trufas brancas. Entre as dez canções votadas, eu curtia pelo menos sete:

10) 4 Non Blondes, “What’s Up?”
Numa recente entrevista à “Rolling Stone”, a vocalista Linda Perry – que escreve letras para Pink e Christina Aguilera – admitiu que não era muito fã de sua banda: “Gostei de ‘What’s Up’, mas odiei a produção. Quando ouvi nosso disco pela primeira vez, chorei. Não se parecia comigo”.

9) Right Said Fred, “I’m Too Sexy”
Segundo a revista, a dupla pop britânica tirou sarro da elevada autoestima de modelos da época, como Cindy Crawford e Naomi Campbell, no megahit de 1991. “A música era engraçada nas dez vezes em que você ouvia, mas depois não saía da cabeça”.

8) Baha Men, “Who Let The Dogs Out?”
Originalmente gravada por um cantor chamado Anslem Douglas, em 1998, só fez sucesso no verão de 2000 depois que foi interpretada por uma banda das Bahamas – daí o nome, “Baha Men”. Em janeiro de 2008, durante um desfile em homenagem a Martin Luther King, na Flórida, o então candidato à presidência Mitt Romney “fez uma interpretação espontânea da música que é uma das coisas mais engraçadas do YouTube”.

7) Celine Dion, “My Heart Will Go On”
“Nem todo mundo vai admitir hoje, mas em 1997 quase todo mundo achava ‘Titanic’ um grande filme. A trilha sonora vendeu cerca de 10 trilhões de cópias graças a ‘My Heart Will Go On’. Se você era uma garotinha de 13 anos na época é quase certo que você tenha chorado com essa música, mas é bem provável que hoje queira se esconder”.

6) Hanson, “MMMBop”
Muitos veem os Hanson como banda de uma música só, mas seus fãs mantêm-se extremamente fiéis. O trio de irmãos de Oklahoma continua a se apresentar em grandes shows. Eles ainda tocam “MMMBop” – apesar de muitos fãs admitirem que não é a preferida deles atualmente, diz a “Rolling Stone”. 

5) Chumbawamba, “Tubthumping”
“O Chumbawamba era na verdade um grupo profundamente político que pregou a anarquia durante 30 anos. Essa música de 1997 os tornou famosos na América. Quando eles apareceram no talk-show ‘Politicamente Incorreto’ daquele ano incitaram seus fãs a roubarem o álbum da banda. De uma certa forma, eles continuam populares na Inglaterra, mas aqui na América eles são tão conhecidos quanto o ‘Baha Men’”. 

4) Vanilla Ice, “Ice Ice Baby”
Segundo a revista, o cantor não apenas não deu o crédito para o Queen da famosa introdução da música, como mentiu aos repórteres dizendo que cresceu no gueto. “Ainda assim o álbum ‘To The Extreme’ vendeu toneladas de cópias e o transformou num superstar”. Alguns anos depois Vanilla Ice se tornaria participante de reality show e um magnata do ramo imobiliário.

3) Billy Ray Cyrus, “Achy Breaky Heart”
O cantor tinha apenas 20 anos quando “Achy Breaky Heart” o tornou um astro do country. “Uma canção como essa poderia ter destruído a carreira de Billy Ray, mas ele começou a atuar no final de 2000. Em 2005 sua filha Miley conseguiu o papel de ‘Hannah Montana’ e ele foi selecionado para o papel de pai. Hoje é um sucesso entre as adolescentes em todo o país – que provavelmente nunca ouviram falar de ‘Achy Breaky Heart’”.

2) Los Del Rio, “Macarena”
Segundo a revista, em 1996 a música ficou 14 semanas em primeiro lugar na parada das cem melhores da “Billboard”. Além disso, gerou em todo mundo uma onda louca de dança. “Todos ouviram a música umas 10 mil vezes naquele ano e hoje ela é tocada em bar mitzvah”.

1) Aqua, “Barbie Girl”
Escrita pelo grupo dinamarquês Aqua, a canção divide opiniões. Uns se ofenderam com a imagem de as mulheres serem retratadas como bonecas infláveis e outros adoraram o videoclipe bizarro. A Mattel, no entanto, não gostou muito da associação sexual e processou a banda. A justiça não viu problemas, mas a fabricante da Barbie recorreu. Em 2009 a letra foi mudada e a música foi usada até num comercial.

Anúncios

2 Comentários »

  1. AMEI o post, Tati e posso dizer que eu também curti boa parte das piores músicas – estamos quites no quesito entender de música. Confesso que cometi o erro de comprar a trilha sonora do “Titanic”, embora eu tivesse mais de 13 anos na época do filme. Fui capaz de perceber o erro cometido na primeira vez que ouvi o CD. Nem sei mais onde ele está hoje… ;-)
    Beijos.

    Comentário por Vaninha — 2011/09/08 @ 11:46

  2. Curti Nirvana e Radiohead, mas tambem curtia muito essas 10 nas baladinha. Quem nunca fez passinhos com Macarena e Achy Breaky Heart que levante a mao.

    Comentário por Angelica — 2011/09/10 @ 10:56


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: