O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/09/07

BELEZA ROUBADA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:22

Nesta semana a atriz Heather Morris, da série “Glee”, apareceu assim.
Muita gente pensou que ela teria sido vítima de violência doméstica ou algo do tipo, mas a imagem faz parte de uma série fotográfica de Tyler Shields, que adora uma polêmica.
“Até a Barbie se machuca”, diz a legenda.
Também nesta semana outra campanha publicitária investiu no tema violência contra a mulher.
Nos anúncios do salão “Fluid Hair”, de Edmonton, Canadá, uma modelo aparece sentada num sofá com o olho bem roxo, os cabelos arrumados e vestida de maneira elegante. Atrás dela, um homem, também bem-vestido, segura o que parece ser um colar de diamantes. E o slogan: “Look good in all you do” (“Pareça bem em tudo o que você faz”).
Resultado: além dos inúmeros comentários sobre apologia ao crime, o salão foi alvo de vandalismo e os proprietários receberam ameaças de morte.
Sarah Cameron, dona do estabelecimento, se defendeu dizendo que a publicidade pretendia levantar uma questão junto ao público. “Nosso negócio é fazer as pessoas ficarem bonitas. É um anúncio-limite? Sim. A ideia era trazer um olhar satírico para situações da vida real que inflamam conversação e debate? Claro que sim. Agrada a todos? Provavelmente não”, diz uma nota divulgada à imprensa.
Depois do furo n’água, o salão tentou se retratar e afirmou que vai doar o dinheiro das clientes que mencionarem o anúncio a abrigos femininos.
Uau, quanto pioneirismo. Será que os homens da criação não são capazes de bolar algo mais criativo para “despertar discussão”? Esse tipo de anúncio é tão “atrevido” quanto a Sandy devassa.
Bons tempos em que apenas os anúncios da Benetton causavam polêmica. Pelo menos eram originais, bem fotografados e inteligentes.
Os genéricos de Oliviero Toscani querem a polêmica pela polêmica. Até o artifício é o mesmo em ambos os casos: olho roxo. Não choca e nem gera discussão. É simplesmente bobo.
A questão é: violência vende? Depende. Vende filmes, joguinhos de videogame e ingressos para o UFC. Mas beleza?

Vejam os outros cinco anúncios da série AQUI

Anúncios

4 Comentários »

  1. Há uma certa beleza no caos…

    Bjs,

    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2011/09/07 @ 11:33

  2. Eu fico profundamente irritado quando a publicidade faz campanhas apelativas cujo intuito é tão somente alavancar vendas e dizem que a questão é polemizar temas sociais. Acho meio enganadoras essas premissas. Abraços.Paz e bem.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2011/09/07 @ 17:40

  3. Poderiam canalizar o esforço, a criatividade e o dinheiro investidos em campanhas do gênero e pensar em sacadas de marketing mais legais, né?

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/09/07 @ 18:20

  4. Roberto Jefferson não foi série fotográfica.

    Comentário por Juventino — 2011/09/07 @ 18:26


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: