O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/08/18

O SONO DOS JUSTOS

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:03

Digam-me onde dormem e eu lhes direi quem são.
É mais ou menos essa a ideia do livro “Where Children Sleep” (“Onde as Crianças Dormem”), do fotógrafo James Mollison.
Lançado no ano passado, o trabalho dá uma noção de como é a vida e o cotidiano de diversas crianças pelo mundo através das fotos de seus quartos.
James Mollison nasceu no Quênia, mas cresceu na Inglaterra e atualmente vive em Veneza com a esposa.
A mudança para a Itália foi motivada pelo convite para uma temporada na “Fabrica”, uma espécie de “laboratório de ideias” patrocinado pela Benetton e voltado para jovens talentosos do mundo com menos de 25 anos.
O livro “Where Children Sleep” é resultado de um projeto encomendado pela “Fabrica”.
“Quando eles me pediram para pensar em algo que tivesse relação com os direitos das crianças, fiquei pensando sobre o meu quarto, como ele era importante pra mim durante a infância e como ele refletia o que eu tinha e o que eu era”, explica James. “Não queria que fosse algo sobre crianças necessitadas de países em desenvolvimento, mas alguma coisa mais inclusiva, sobre menores em todo tipo de situação”.
O livro traz 56 fotos de crianças entre 9 e 13 anos que foram clicadas num fundo neutro, fora do contexto do quarto. Segundo James, “a ideia era que elas aparecessem como indivíduos, como iguais, apenas como crianças”.
Algumas imagens chamam a atenção. A japonesinha Kaya, de 4 anos, moradora de Tóquio, é a própria boneca Moranguinho. Segundo o livro, é a mãe quem costura todas as roupas da filha – “Kaya tem 30 vestidos e casacos, 30 pares de sapatos e inúmeras perucas. Suas comidas preferidas são carne, batatas, morangos e pêssegos”.
O Brasil está representado por três crianças: o indiozinho Ahkohxet, de 8 anos, da Amazônia, que dorme no chão de terra batida sobre um estrado forrado; Alex, de 9 anos, do Rio, cuja cama é um sofá todo destruído; e Thais, de 11, da Cidade de Deus, que tem um quarto típico de adolescente, com cortina rosa e fotos de ídolos como Felipe Dylon.
Diz o livro: “Thais, 11, mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um prédio no Rio de Janeiro, Brasil. Ela divide o quarto com a irmã. Eles vivem na região da Cidade de Deus, local conhecido pela rivalidade entre gangues e uso de drogas. Desde 2002, depois do filme ‘Cidade de Deus’, o lugar tem passado por melhorias. Thais é fã do cantor pop Felipe Dylon e tem pôsteres dele espalhados pelas paredes. Ela gostaria de ser modelo”.
Ainda que James tenha selecionado dois perfis de crianças brasileiras bem parecidos, o resultado não vende uma imagem estereotipada ou negativa do país.
A imagem mais impressionante é a do garoto Joey, de 11 anos, morador de Kentucky (EUA), que parece dormir num “bunker”.
Segundo o livro, Joey acompanha regularmente o pai em caçadas. Ele tem duas espingardas, uma balestra (espécie de arma medieval) e matou seu primeiro bicho – um veado – aos 7 anos. “Ele planeja usar sua balestra na próxima temporada de caça porque está cansado de usar revólver. Ele adora a vida ao ar livre e espera continuar caçando quando for adulto. Sua família geralmente prepara e come as carnes dos animais mortos. Joey não concorda com a ideia de matar um bicho só por esporte”.
Não é a impressão que temos pelo quarto…

Confiram fotos AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Eu li algo a respeito desse livro um dia desse e achei uma ideia muito original. Fazer um apanhado das condições de vida e culturais no mundo através dos lugares onde as crianças dormem. É dizer muito pelas imagens. Acho que é uma ótima utilização do recurso da imagem como linguagem. Abraços. Paz e bem.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2011/08/19 @ 06:39


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: